Inicio » Notícias » Vigilância Sanitária promove capacitação para comerciantes de feiras luzienses

Vigilância Sanitária promove capacitação para comerciantes de feiras luzienses

12 de abril de 2019

As boas práticas para quem manipula e comercializa alimentos nas feiras da cidade foi tema de uma capacitação promovida na manhã desta quinta-feira (11), pela Prefeitura de Santa Luzia, por meio das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, no Auditório do Centro Administrativo. Na ocasião, o profissional da Vigilância Sanitária, Evandro Bouzada, explicou para um grupo de comerciantes a forma correta de acondicionar, preparar e comercializar alimentos, já que em feiras a exposição acaba sendo maior.

A iniciativa está entre os parâmetros necessários para regularização das feiras livres do município. “A Prefeitura está promovendo um processo de regularização das feiras, com a criação de um termo de referência e um novo chamamento público, atendendo à lei 3.300, de 9 agosto de 2012”, explica o profissional da Secretaria de Meio Ambiente responsável pela organização das feiras, Léo Groove. “Já estamos entrando em contato com os feirantes, organizando as feiras da Praça da Juventude e da Praça da Estaçãozinha e providenciando a abertura das feiras na Praça de Juli (Centro Histórico), no bairro Londrina e no bairro Duquesa”, explicou.
“Promovendo esse momento para capacitar os feirantes, a fim de se adequarem às exigências da Prefeitura para regularização e oferecerem a seus clientes produtos de qualidade, com segurança alimentar”, destacou a Diretora da Vigilância Sanitária, Walderez Drumond.

O trabalho tem foco educativo. Essa é a segunda ação do programa de Educação Sanitária. A primeira foi destinada a cozinhas industriais, direcionado a nutricionistas que trabalham em empresas de alimentação. Outras capacitações estão no cronograma da diretoria, voltada para de profissionais de farmácias, restaurantes, padarias, entre outros estabelecimentos fiscalizados pela instituição.