Inicio » Cultura » Igreja Nossa Senhora do Rosário

26 de março de 2021

Imagem: Letícia Badaró

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Presume-se que fora construída no século XVIII, tendo recebido a benção oficial em 1756, data que pode referenciar a construção do bem. Consiste em um forte ponto turístico da cidade e local da tradicional festa de N. S. do Rosário, que acontece todos os anos no mês de outubro. Essa festa foi originalmente fundada entre os fiéis negros africanos e reúne centenas de pessoas nas celebrações e danças em louvor à Santíssima Virgem e Mãe do Rosário.
A arquitetura do edifício caracteriza-se por ser simples e pela ausência de excesso de curvas ou detalhes dos adornos. Sua fachada é típica da arquitetura colonial brasileira e esconde a decoração barroca-rococó nos altares do interior, com rica talha, única na cidade. Fora reformada, provavelmente em 1909, data que se encontra gravada no frontão. Destaca-se por estar elevada em relação ao nível da rua, estando no alto de um morro gramado.

Endereço: Rua Direita, s/n (esquina com Rua do Rosário).
Horário: Terça e Quinta no período da tarde. Missa às terças e quintas às 19h.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

R. Direita, 408 - Centro, Santa Luzia - MG, 33010-000- Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-4791

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Endereço: Avenida VIII, 50 - Carreira Comprida - Santa Luzia - MG, CEP:33045-090 - Horário: 8h às 17h - Telefone: (31) 3641-5252