Inicio » Notícias » Alunos da Escola Municipal Etelvino Souza Lima participam de atividades do projeto de educação patrimonial Luzias, no muro de pedras, patrimônio histórico de Santa Luzia

4 de julho de 2019

Alunos do 9º ano da Escola Municipal Etelvino Souza Lima participaram na tarde desta quarta- feira (3), de uma aula sobre história, geografia e produção de textos, tendo como ponto de partida a Revolução Liberal em Santa Luzia, que ocorreu em 1842. A atividade faz parte das ações do Projeto de Educação Patrimonial Luzias que conta com a participação de 250 alunos do Ensino Fundamental II da instituição de ensino, sendo uma realização do Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Durante o período da tarde os estudantes participaram de aulas expositivas, jogos didáticos sobre a Revolução, e, em seguida, participaram de uma caminhada pela região para conhecer  o monumento histórico e as particularidades do local. Uma oportunidade para se adquirir conhecimentos históricos sobre o bairro onde residem. Erik Souza Salvado, participante do projeto e morador do  bairro Córrego das Calçadas, parabeniza a iniciativa. “Este projeto é uma oportunidade para se conhecer a história do meu bairro e saber o que aconteceu aqui no passado. É uma forma de se valorizar a cultura local, preservar o meio ambiente  e cuidado com o patrimônio histórico”, disse.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa Lilian da Silva, os textos e poemas produzidos pelos alunos serão transformados em um livro, uma maneira de resgatar a identidade histórica da cidade e proporcionar aos jovens a sensação de pertencimento àquela  localidade. Outro professor responsável pelo projeto é o docente Hamilton Rodrigues, que leciona geografia. “Esse projeto é de grande importância para os alunos, pois estamos mostrando a necessidade da valorização patrimonial, uma oportunidade para que esses adolescentes compreendam o local onde eles vivem como espaço histórico. Esperamos que eles sejam disseminadores  de conhecimento   e  desenvolvam projetos de melhorias para nosso  município”, pontuou.

Nos próximos dias estão previstas novas atividades do projeto, como visita orientada ao museu, matriz de Santa Luzia e Solar da Baronesa, aula sobre ilustração e fotografia no muro de pedras, tendo como base a Revolução Liberal. Os alunos participam das atividades do projeto no contraturno escolar.