Inicio » Notícias » CAMINHADA DE ALUNOS RELEMBRA HISTÓRIA DE SANTA LUZIA

CAMINHADA DE ALUNOS RELEMBRA HISTÓRIA DE SANTA LUZIA

28 de maio de 2019

Cerca de duzentos jovens, todos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Etelvino Souza Lima, participaram de uma caminhada, realizada nesta terça-feira (28), que teve o intuito de promover a conscientização quanto à necessidade de preservação do patrimônio histórico do município, sobretudo aquele que se encontra no entorno da instituição.
O trajeto, de pouco mais de 1 quilômetro, teve início na escola e o destino foi o Muro de Pedra, também conhecido por Recanto dos Bravos, local onde se deu a batalha entre as forças legalistas e liberais, em agosto de 1842.

O evento foi uma iniciativa dos dirigentes da própria escola, como preparativo para o envolvimento que os jovens terão em breve com um projeto maior, organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a de Cultura, denominado “Projeto de Educação Patrimonial Luzias”. Este visa conscientizar os alunos da importância histórica do Bairro Córrego das Calçadas e da consequente necessidade da preservação de seus pontos de interesse. Estima-se que na área do Muro das Pedras encontram-se vestígios arqueológicos da batalha histórica, compostos por restos de armamento e munições.

O projeto completo envolverá um concurso de textos e ilustrações, que premiará as vinte melhores obras e tem previsão de duração até dezembro, quando será lançado um livro com os trabalhos vencedores.