Inicio » Notícias » Comunidade de Pinhões recebe atividades do FIC – Festival Internacional de Corais que neste ano presta homenagem ao povo negro

7 de outubro de 2019

A comunidade de Pinhões recebeu no último domingo (6), diversas atividades  culturais do FIC – Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados.  As atividades têm por finalidade proporcionar o intercâmbio cultural, difusão, integração e fortalecimento dos laços entre corais, bandas e congados regionais, nacionais e internacionais e toda população.

O evento aconteceu após as festividades de finalização da Festa de Nossa Senhora do Rosário, que já é tradição naquela comunidade.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação do Coral Lacen Bahia, da cidade de Salvador, que teve a regência da maestrina Kátia Kuchhi. Em seguida, o público presente teve a oportunidade de prestigiar o show do artista  Sérgio Pererê, a  apresentação do  coral  Ensaio Aberto de BH, além de  show do músico Pereira da Viola, que sacudiu a  platéia,  que assistiu a um  espetáculo musical com artistas que representam a arte da cultura negra.

Coordenador do Festival Internacional de Corais, o maestro Lindomar Gomes falou sobre a vinda do FIC para o Quilombo de Pinhões. “O FIC acontece há 17 anos. É a primeira vez que estamos aqui na comunidade. Nesta edição do evento estamos homenageando os povos negros.  Vir  à Santa Luzia em  um dia tão especial,  durante os  festejos de  Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos negros é motivo de  muita honra e alegria. O festival  tem o objetivo de trazer  artistas  que   tenham a sensibilidade de  dialogo com a comunidade”, disse.

A estudante Maria Paula de Lima Gonçalves, moradora de Pinhões parabenizou as atividades do Festival. “Eu acho muito importante esse evento, principalmente para as crianças, é importante para  elas saberem a lidar com o preconceito que a gente sofre perante a sociedade”, contou. O músico Sérgio Pererê que se apresentou no evento elogiou a comunidade de Pinhões pela rica tradição cultural e receptividade do povo. “É muito prazeroso estar aqui nessa comunidade, onde se tem uma imensa riqueza cultural. Aqui tem muitas pessoas que acompanham minha  história.  É um grande prazer apresentar um  repertório voltado para tradição afro-brasileira ”, pontuou.

O FIC terá outras atividades em Santa Luzia, desta vez, na Praça da Juventude, no dia 23 de novembro, com  shows de Negra Mary, Tom Nascimento, Mamour Ba com African Vozes  e corais em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro.

O evento tem a parceria da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e possibilita a descentralização da cultura e o acesso da população a shows culturais gratuitos.