Inicio » Notícias » Concluídas as obras de restabelecimento da trafegabilidade em diversas ruas do município que foram danificadas pelas chuvas no final do ano passado e início deste ano

Concluídas as obras de restabelecimento da trafegabilidade em diversas ruas do município que foram danificadas pelas chuvas no final do ano passado e início deste ano

7 de agosto de 2020

Foram concluídas nesta quarta-feira (5), as obras de restabelecimento de trafegabilidade realizadas pela Prefeitura de Santa Luzia em diversas vias da cidade que foram danificadas devido às fortes chuvas que acometeram o município no final do ano passado e início do ano. As obras foram possíveis devido ao empenho do Executivo em buscar recursos em Brasília junto a Defesa Civil Nacional. À época, o município de Santa Luzia, foi o que recebeu o maior recurso para reconstrução das vias afetadas pelas chuvas, devido à agilidade na entrega da documentação e envio de relatórios com informações sobre os danos causados ao município.

As vias que receberam as intervenções são: Rua 18 (bairro Castanheira), Rua Yara (Via Colégio), Avenida Raul Teixeira da Costa (Boa Esperança), Rua Líbia, (Baronesa) e Rua Adail Tófani, (bairro Liberdade).

Na Rua 18, bairro Castanheira foi realizado trabalho de contenção com gabiões e construídos sarjetas, meios-fios e passeios. Também foi feita a pavimentação da via, tudo contribuindo para favorecer a drenagem pluvial, o que evitará futuros alagamentos. Já na Avenida Raul Teixeira da Costa, no Boa Esperança feito um aterro, construída uma contenção com gabiões, realizadas melhorias no sistema de drenagem e providenciada a recomposição do pavimento. Também foi erguida uma barreira de concreto tipo New Jersey (mureta), que impedirá que veículos caiam no canal. A soma de todas estas obras assegura a restauração da trafegabilidade no trecho.

A reforma da insfraestrutura e restabelecimento da trafegabilidade na Rua Líbia contou com os seguintes serviços: construção de contenção em gabião, aterro compactado, serviços de drenagem, assentamento de meio-fio e construção de passeio, além da recomposição de pavimentação. Na Rua Adail Tófani, no bairro Liberdade foi feita a contenção da encosta, obras de drenagem pluvial e pavimentação da via. A Rua Yara no Via Colégio recebeu serviços de construção de um gabião para segurar a via, correção da rede de drenagem e também corrigido o declive da via, para dar fluxo à água, e evitar que ocorram enchentes, além de pavimentação, o que proporcionou maior acessibilidade e melhoria no tráfego de veículos na localidade.

As obras foram necessárias devido aos deslizamentos de terra, obstrução de vias, inundações, alagamentos, quedas de muro de divisa, deslizamento de encostas e demais impactos causados na infraestrutura urbana da cidade.