Inicio » Notícias » Concluído o retorno da produção da merenda em toda a rede municipal de ensino

Concluído o retorno da produção da merenda em toda a rede municipal de ensino

9 de novembro de 2019

A sexta-feira (8) , foi um dia especial para a Educação de Santa Luzia. Nesta data, com o retorno da produção da merenda na E. M. Dr.Oswaldo Ferreira, do bairro Monte Carlo, concluiu-se o projeto Merenda nas Escolas, o qual, através de reformas nas cantinas e aquisição de novos utensílios de cozinha, proporcionou a retomada da produção da merenda nas cantinas das próprias escolas de toda a rede municipal de ensino.

Com isso, cerca de 25 mil crianças foram beneficiadas com refeições mais frescas, balanceadas e apetitosas. Agora todas as 26 escolas da rede e mais duas unidades da APAE, a Associação dos Pais e Alunos dos Excepcionais contam com suas cantinas – muitas das quais fechadas há mais de dez anos, reativadas.

“Isso é maravilhoso! A produção da merenda aqui, feita na hora, evita desperdícios e atrai muito mais as crianças, que agora participam do processo”, comemorou Daniela Ferreira Batista, vice-diretora da instituição, onde estudam 780 jovens, com idades entre 9 e 16 anos, alunos do 4º ao 9º anos do ensino fundamental.

Tendo a última escola sido agraciada com a reativação da cantina, a Secretaria de Educação promoverá o imediato fechamento do atual Centro de Preparo da Merenda e sua transformação provisória em Centro de Distribuição de Insumos da Merenda. O prédio, entretanto, em breve mudará novamente de destinação e passará a abrigar uma creche para alunos de 0 a 3 anos. Quando isso ocorrer, o centro de distribuição dos insumos passará a funcionar em caráter definitivo em um espaço que já está reservado dentro das instalações da Prefeitura, no bairro Carreira Comprida.

Esta, porém, foi apenas uma das comemorações da sexta-feira. No mesmo dia, a Prefeitura também anunciou a universalização do ensino para alunos de 4 e 5 anos, em cumprimento à Lei da Infância. Com isso, todas as crianças desta faixa etária passam a ter asseguradas suas vagas na rede de ensino, diferentemente do que vinha ocorrendo, em que vagas insuficientes para a demanda tinham de ser disputadas através de sorteio, o que deixava muitos meninos e meninas fora da escola.

Por fim, mas não menos importante, ainda na sexta-feira foi divulgado pela Prefeitura o teor da Resolução nº 4, da Secretaria Municipal de Educação, que estabelece critérios para o processo de indicação de diretores e vice-diretores das escolas municipais. A partir de agora tais cargos serão indicados ao prefeito pela comunidade escolar – e não mais por indicações políticas ou de qualquer outra natureza. Embora esta já seja uma prática adotada nas escolas das redes estadual e municipal de Belo Horizonte, em Santa Luzia trata-se de uma novidade proporcionada pela atual gestão.

“Isso representa a democratização do ensino”, disse o secretário de Educação, Ermelindo Martins Caetano, que concluiu: “É uma iniciativa que fortalece a educação pública”.

Na cerimônia de entrega da cantina na escola Dr. Oswaldo Ferreira o clima era de alegria. Presentes estavam o prefeito, delegado Christiano Xavier; o vice, Pastor Sérgio e os secretários municipais do Desenvolvimento Social, de Obras, do Meio Ambiente e de Segurança Pública, além do de Educação. “Chegou a hora de termos uma merenda de qualidade, como a que tivemos o prazer de experimentar hoje pela manhã”, elogiou a diretora, Mari Angela Foscolo.

Para entreter os que compareceram, pais, mestres, autoridades e centenas de crianças, houve apresentações musicais feitas pelo próprios pequenos. Uma delas, acompanhada de uma percussão feita por eles em pratos plásticos, tinha o tema “Toda Comida Boa”.