Inicio » Notícias » ECOPONTOS de Santa Luzia passarão a receber também lixos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias

16 de julho de 2020

Termo de colaboração com a Empresa luziense INOVAR AMBIENTAL viabiliza a destinação final de produtos

Foi assinado na tarde da quinta-feira (16), em reunião no gabinete do prefeito, um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Santa Luzia e a Inovar Ambiental, empresa luziense especializada em coleta, transporte e tratamento de resíduos, para a remoção e destinação final do lixo eletrônico descartado pela população nos novos ecopontos instalados na cidade.

Pelo acordo, a Inovar receberá a dos ecopontos itens como pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos eletrônicos, para os quais providenciará a destinação legal final, sempre com os devidos procedimentos de tratamento e descontaminação. A Inovar, que detém licenciamento ambiental para o exercício dessas atividades, garante que todo o descarte se fará “com aterro zero”. “A correta destinação final é importante até por uma questão de educação ambiental”, ressaltou o diretor da empresa, Rafael Marques Mota.

Para a municipalidade, a parceria é vantajosa uma vez que se faz a custo zero. Trata-se de uma contrapartida pela qual a empresa terá seu nome divulgado como apoiadora das ações da Prefeitura. Atualmente Santa Luzia conta com quatro ecopontos em funcionamento e outros três em fase de conclusão das obras, com previsão de entrega no próximo mês. Um oitavo está em projeto e escolha do terreno em que o município seja o proprietário.

Embora não façam parte deste acordo – restrito a lixo eletrônico – outros itens também são recebidos nos ecopontos da cidade, tais como pneus, podas de árvores, móveis usados e mesmo pequenos volumes de entulho, dentre outros. Os ecopontos já em funcionamento estão localizados nestes locais: São Benedito, Frimisa, Palmital A e Boa Esperança (Horto Florestal).