Inicio » Notícias » Educadores reúnem-se para Roda de Conversa sobre Circuito Literário

Educadores reúnem-se para Roda de Conversa sobre Circuito Literário

20 de fevereiro de 2020

Trinta educadores de 14 escolas de Santa Luzia – sendo 12 da Rede Municipal de Ensino, 1 da Rede Estadual e 1 Particular – reuniram-se na manhã da quinta-feira (20), no auditório do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva – CEAMEI, localizado na Prefeitura, para discutir os resultados do Circuito Literário realizado em 2019 e apresentar propostas para o que será realizado este ano.

O Circuito Literário é uma ação do projeto Era uma vez… , o qual visa incentivar a leitura como fonte de informação, conhecimento e prazer. Além do Circuito, são promovidas apresentações literárias e atividades que objetivam capacitar professores e supervisores pedagógicos como promotores e incentivadores de leitura.

Os profissionais presentes debateram as melhores abordagens para apresentar aos estudantes do 5o e 9o anos os clássicos da literatura. Estes deverão ser lidos, analisados e discutidos e, posteriormente, alunos e equipe pedagógica organizarão uma apresentação das obras, utilizando outras linguagens, enfatizando, desse modo, o trabalho com as linguagens multimodais. Os textos literários serão apresentados por meio da dança, da música, de curtametragens, peças teatrais, entre outras ações.

Aos alunos do 9º ano caberá a leitura de contos de Machado de Assis. Já os do 5º ano, irão ler o best-seller “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. As apresentações serão realizadas em dois encontros, previstos para junho.

“Estamos incentivando o ato de ler como fonte de informação e conhecimento. O contato dos alunos com os clássicos é muito enriquecedor, por se tratar de obras atemporais, que abordam temas bem atuais”, disse Patrícia Alves, da Coordenadoria de Projetos e Ações Educacionais da Secretaria de Educação.