Inicio » Notícias » Entregue hoje prédio da APAE com as reformas estruturais e hidráulicas que ocasionaram a interdição do imóvel pela Defesa Civil há mais de um ano

6 de agosto de 2020

A unidade Asteca da APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais está de casa reformada e preparada para as intempéries da natureza. Após ter funcionado por mais de um ano de forma precária, nas dependências cedidas pela paróquia da Igreja de Santa Beatriz, a 1,2 km de distância, a instituição está prestes a reocupar o prédio que ocupava até julho de 2019, quando foi obrigada a abandoná-lo porque este estava em vias de ser condenado. Localizado na Rua Macajuba, 219, o prédio apresentava rachaduras nas paredes e afundamento do telhado, o que colocava em risco a integridade dos usuários. Também havia o problema da água que, ao se acumular no pátio central, acabava por invadir as salas de aula.

Numa iniciativa conservadora, porém, a Prefeitura de Santa Luzia, proprietária do imóvel, decidiu investir na recuperação, o que gerou economia de dinheiro e de tempo ao dispensar a necessidade de se realizar uma licitação. Para isso, contou com o apoio dos Supermercados BH, que forneceram o material. À administração municipal coube a parte da mão-de-obra. Na reforma, que durou cerca de 45 dias, foram instaladas novas colunas e vigas, foi refeito o telhado, todas as trincas foram eliminadas, foram reformadas as partes hidráulica e elétrica e resolvidos os problemas de drenagem.

O resultado foi um prédio em excelentes condições, amplo, arejado e iluminado que agora conta com 22 salas – que abrigarão salas de aula, sala de artesanato e sala dos professores; dois banheiros grandes com baias e banheiras, uma cozinha e uma sala especialmente azulejada para servir de oficina de sorvetes (os quais são vendidos com o lucro revertido para a instituição). Tudo em torno de um grande pátio descoberto em 2/3 de seu tamanho, no terço restante, coberto, serão instaladas as mesas para o refeitório.

“A APAE fica muito agradecida à Prefeitura por nos ter entregue esta obra num tempo relativamente tão curto”, comemorava a diretora-geral da instituição em Santa Luzia, Andreia Mendes Carvalho. Ali, assim que for instalado o mobiliário – o que deve ocorrer em breve – passarão a circular diariamente 250 alunos, 60 usuários da assistência social e 40 pacientes, além das famílias de todos estes atendidos.

“A APAE, que é conveniada à nossa secretaria, tem grande importância para todos, porque além de cuidar da saúde e da questão social também cuida da Educação”, disse o secretário municipal da Educação, Ermelindo Martins Caetano, que compareceu ao evento. A instituição atende a portadores de necessidades especiais em várias especialidades, inclusive na escolarização.
Os futuros usuários presentes também se mostravam satisfeitos: “Achei que ficou bonito, mas o mais importante foi a reforma da estrutura”, disse Maria Rosa Ferreira Gonçalves, mãe de aluno.