Inicio » Notícias » Espaço Curumim está a cada dia mais próximo de voltar à atividade

Espaço Curumim está a cada dia mais próximo de voltar à atividade

25 de maio de 2020

O Curumim, que no passado foi um conhecido centro de atividades no bairro Cristina B e que esteve desativado por muitos anos, está sendo revitalizado pela Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria de Obras, e num futuro próximo voltará a abrigar projetos esportivos e sociais para a comunidade local.  O espaço é muito amplo, contém muito verde e conta com uma área coberta que também passa por reforma.

O local, que originalmente pertencia à municipalidade, foi doado por administrações passadas ao Governo do Estado, o qual, porém, embora inicialmente tenha dado ao espaço o desenvolvimento da função social para a qual havia sido construído acabou por abandoná-lo. Durante o período em que esteve abandonado, o local tornou-se alvo de vandalismo e ponto de consumo de drogas, tendo sido depredado e utilizado como depósito irregular de lixo e entulho, o que vinha atraindo animais peçonhentos e colocando em risco a saúde pública.

Agora, porém, a atual administração retomou a posse do equipamento, através de uma lei criada pelo Executivo, aprovada pela Câmara e recém-sancionada pelo prefeito.

Com a atual revitalização, toda a área está sendo limpa e sediará uma unidade do CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social, que é coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Social e que é a porta de entrada da assistência social. Trata-se de um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

As obras no Curumim seguem a todo vapor, começando pela remoção de todo o entulho que ali estava acumulado e que lotou 5 caminhões. Depois, veio a capina e o resultado foram mais 8 caminhões de mato cortado. Encerrada a fase de limpeza, será iniciada a etapa do cercamento, que começará pela escavação do solo para a fixação dos mourões.

Em visita que fez recentemente ao local, na companhia de membros do executivo, o prefeito, delegado Christiano Xavier mostrou-se empolgado com o progresso dos trabalhos: “Além do CRAS, neste espaço funcionará uma quadra poliesportiva, que poderá ser usada por toda população. Além disso, mais abaixo colocaremos um ecoponto, onde as pessoas poderão fazer o descarte correto de vários materiais”, disse.