Inicio » Notícias » Exposição virtual resgata a presença do negro na história de Santa Luzia

Exposição virtual resgata a presença do negro na história de Santa Luzia

21 de maio de 2020

Por iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria de Cultura e Turismo, já está disponível na página oficial da prefeitura a exposição virtual do Museu Histórico Aurélio Dolabella, que conta um pouco da importância do negro na formação da cidade e está inserida na programação da Semana Nacional de Museus.

A Semana de Museus, que está sendo comemorada de 18 a 24 de maio, é um evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e foi concebida em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa data, museus do mundo todo organizam eventos e atividades a partir de um tema comum proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). A definição de uma data específica para a realização de atividades em instituições museológicas tem como objetivo a promoção do acesso aos equipamentos culturais e a difusão do acervo sob sua guarda.

O tema sugerido pelo ICOM para 2020 é “Museus para a igualdade: difusão e inclusão”, e propõe uma reflexão a respeito das desigualdades presentes na sociedade contemporânea e a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social. Em observância a esta recomendação, a Secretaria de Cultura elaborou uma publicação que conta um pouco da história do negro na formação de Santa Luzia através do acervo do Museu Histórico Aurélio Dolabella.

Essa temática iria se realizar em forma de exposição no Solar da Baronesa, mas respeitando as medidas de isolamento social, este ano será realizada virtualmente. Acesse a exposição através do link https://bit.ly/2WPdnYC