Inicio » Notícias » Fazenda Boa Esperança recebe o plantio de quase 5 mil mudas de árvores e esse ano já volta a sediar eventos

28 de fevereiro de 2020

A Fazenda Boa Esperança recebeu o plantio de aproximadamente 5 mil mudas de árvores nativas, várias produzidas no nosso próprio horto florestal, entre elas, Tamboril, Ipê Amarelo, Jequitibá, Quaresmeira, Aroreira Pomenta, Ipê do Cerrado, Guanandi, Ingá Miúdo, Jurubeba e Oiti. Também foram plantadas árvores frutíferas: amora, pitanga e goiaba. A nova plantação trará como benefício ambiental a recuperação da paisagem, aumentando o valor estético e recreacional do espaço, resgatando a relevância ecológica da área. Além da importância ambiental de proteção e conservação do solo contra os processos erosivos.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Renan Vasconcelos, um dos responsáveis pela ação, a iniciativa tem o objetivo de Recuperação da Área Degradada. “É a promoção de recuperação dos processos ambientais naturais em áreas específicas da Fazenda Boa Esperança, envolvimento, recomposição de vegetação, conferindo condições futuras para restauração de nascentes, condições de abrigo e fornecimento de habitat para a fauna local, proporcionando sombreamento, alimento, abrigo e condições para a reprodução e sobrevivência”, explicou.

Na última semana, os recuperandos da APAC também ajudaram na limpeza da Fazenda Boa Esperança e aproveitaram a oportunidade para ajudar no plantio das novas mudas, que abasteceram o local.

A Fazenda conta com uma área de 70.000 metros quadrados a ser recomposta a vegetação. Atualmente já foram plantadas 80% da área. O plantio iniciou em dezembro no começo da época chuvosa, fator que facilita o desenvolvimento das plantas.

Eventos na Fazenda

A partir deste ano a Fazenda Boa Esperança passará a sediar eventos. O primeiro deles acontecerá no dia 22 de março, quando será realizado o I Circuito de Mountain Bike de Santa Luzia. O evento terá o apoio da Prefeitura e contará com um área recreativa para as crianças, com brinquedos, além da praça da alimentação e shows com bandas locais.