Inicio » Notícias » Foram eleitos os nomes que irão compor a 1ª Calçada da Fama de Santa Luzia

Foram eleitos os nomes que irão compor a 1ª Calçada da Fama de Santa Luzia

1 de agosto de 2020

A nova Calçada a Fama de Santa Luzia, construída por iniciativa da prefeitura e apoio da secretaria de Educação no Beco das Flores, que liga a Avenida Brasília à Rua Geraldo Teixeira da Costa, no bairro São Benedito já está com os nomes definidos! Ali serão homenageadas nove personalidades luzienses que contribuíram para o crescimento, desenvolvimento e história da cidade. A homenagem será feita na forma de estrelas dispostas no piso, as quais trarão, além do nome, as datas de nascimento e morte dos(as) homenageados(as).

Os nomes foram escolhidos por meio de votação feita online de 20 à 26 de julho, e eleitos na apuração dos 39.525 votos válidos. A inscrição dos nomes concorrentes, por sua vez, esteve aberta de 5 a 12 de julho, totalizou 140 sugestões de 10 categorias: Arte, Ciência, Culinária, Educação, Esporte, Literatura, Morador de Renome, Personalidade Histórica e Saúde.
A décima categoria, Música, não teve nome eleito porque todas as inscrições apresentadas foram de pessoas vivas – e nesta primeira escolha os critérios determinavam que não seriam homenageadas nem pessoas vivas nem personalidades políticas.

A ideia baseou-se na Calçada da Fama (Hollywood Walk of Fame), localizada ao longo das ruas Hollywood Boulevard e Vine Street, em Hollywood, Califórnia, nos Estados Unidos. Nesta versão original estão homenageadas mais de 2 mil pessoas, todas ligadas à área do entretenimento.

Na de Santa Luzia, as obras já estão em andamento e a previsão é de que a entrega seja feita até o final de agosto. Uma cerimônia de inauguração será realizada em data a ser definida. Para estar à altura da nova Calçada da Fama, todo o beco passará por uma revitalização: as paredes receberão pintura temática (nas quais constarão os feitos realizados por cada homenageado) e a escadaria foi revestida com pastilhas coloridas.

Vale ressaltar que todos os votos foram realizados por meio de auditoria diária.

Já está em estudos uma segunda rodada de votação, desta vez com mudança nos critérios: uma segunda calçada da fama, deverá homenagear também personalidades vivas, com pintura e impressão das mãos dos eleitos.