Inicio » Notícias » Incentivo à literatura

Incentivo à literatura

9 de outubro de 2019

Circuito literário Era Uma Vez faz releitura de clássicos da literatura

Uma mesma história contada de várias maneiras. Foi assim que alunos de quatro escolas municipais luzienses fizeram a releitura do clássico “Alice no País das Maravilhas”, em mais uma etapa do Circuito Literário Era Uma Vez, realizada na manhã desta quarta-feira (9), no auditório da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, no bairro Boa Esperança.

De forma criativa, alunos do 5º ano das escolas Dulce Viana, Edward Lima, Sinhá Teixeira e José Luiz dos Reis contaram um pouco da fábula, cada um a sua maneira. Representando trechos como os meninos das escolas Dulce Viana e Sinhá Teixeira, que instigaram a curiosidade do público; com o curta metragem produzido de forma primorosa pelos alunos do Edward Lima ou em forma de música, como o grupo da Escola Municipal José Luiz dos Reis, que adaptou o conto infantil ao samba enredo da Mangueira, premiado no Carnaval deste ano.

O projeto está em sua segunda edição e tem como objetivo incentivar a leitura entre crianças, jovens e adultos. Ao longo dos meses estão sendo realizadas ações em todas as escolas municipais e nas Umei’s. “Quando pensamos na educação, no letramento, na alfabetização, não há outra forma senão através da leitura. Por isso, é de fundamental importância incentivar a prática. Além disso, sair do ambiente escolar e promover atividades como essa é uma proposta pedagógica diferenciada, que atrai ainda mais o interesse dos alunos”, disse a Superintendente de Ação Pedagógica, Cleusa Santos.

Alice Lopes da Silva é aluna da Escola Municipal Dulce Viana e ficou feliz em participar do teatro. “Já tinha lido o livro e visto o filme, mas representar a Alice foi muito legal. É uma sensação que nunca vou esquecer”, disse.

Além do trabalho dos alunos, o evento ainda contou com uma contação de história e a apresentação da bailarina Jhenifer Gonçalves, da Companhia Letícia Soares. No dia 23 de outubro haverá uma nova etapa, desta vez com alunos do 9º ano. Eles farão a releitura do livro “Morte e Vida Severina”.

Neste ano, as atividades começaram em abril e o encerramento será no dia 30 de outubro, no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, com o lançamento do livro que contém as produções pessoais de alunos da rede.