Inicio » Notícias » Informe Epidemiológico

Informe Epidemiológico

28 de março de 2020

Na manhã deste sábado, dia 28/03, tivemos o primeiro caso confirmado de COVID-19 no município de Santa Luzia. Trata-se de um homem de 40 anos, que deu entrada no dia 22/03 em um hospital particular de Belo Horizonte.

Imediatamente após ser comunicada sobre o caso, a equipe de epidemiologia fez contato com o paciente e iniciou o monitoramento, reforçando as orientações de cuidados quando à quarentena, e o mesmo se mantém em isolamento domiciliar.

O paciente foi hospitalizado na rede privada de Belo Horizonte e, infelizmente, a Vigilância de Belo Horizonte não notificou o município de Santa Luiza e nem o Estado. A Secretaria de Saúde de Santa Luzia tomou ciência do caso após a notificação pelos familiares à imprensa .

Até o momento Santa Luzia conta, portanto,  com 1 caso confirmado, 7 descartados e 292 casos suspeitos de Coronavírus.

Ressaltamos que  a Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável por fazer os exames, demora entre 8 a 15 dias para liberar o resultado. Isso ocorre devido à sobrecarga com o avanço da doença em todo o Estado. Além disso, a orientação da Secretaria de Estado de Saúde é que sejam feitos exames apenas para os casos graves e profissionais de saúde.

O município segue empenhando esforços para atender a população luziense da melhor forma possível, prestando a assistência necessária nesse momento de crise, sempre com transparência e o compromisso de servir a todos os cidadãos.