Inicio » Notícias » Literatura nas Escolas de Santa Luzia

Literatura nas Escolas de Santa Luzia

21 de setembro de 2018

“Projeto incentiva leitura na sala de aula por meio do estudo de obras literárias”

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (20), no auditório da Facsal, em Santa Luzia, o primeiro Circuito Literário promovido pela Secretaria Municipal de Educação que tem como objetivo incentivar a prática da leitura na sala de aula. Durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura estão sendo trabalhados clássicos da literatura nacional e mundial. Em sua primeira edição, quatro escolas participam das atividades do Circuito Literário: Escola Municipal Dona Quita, Escola Municipal Jaime Avelar, Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira e Colégio Maximus. Nesta primeira fase, os alunos estudaram as particularidades da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.
O secretário de Educação de Santa Luzia, Ermelindo Caetano, conversou com os alunos luzienses sobre a importância da leitura durante a trajetória escolar e explicou o que é o Circuito Literário. “O Circuito Literário é uma ação do projeto de incentivo à leitura “Era uma Vez”, é uma oportunidade para que os alunos do 9 ° ano do ensino fundamental II façam a leitura de grandes obras literárias e se apropriem deste conhecimento. Precisamos incentivar a leitura dentro da sala de aula, proporcionando aos alunos novas formas de aprendizado”, disse o secretário.
Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos mais aprofundados sobre a obra de Machado de Assis, por meio de palestras, apresentações e discussões sobre o clássico literário. O professor de Língua Portuguesa Heverton Ferreira explicou para os alunos o contexto histórico da obra machadiana. Heverton contou como foi a dinâmica de trabalho desenvolvida com os alunos em sala de aula no estudo deste clássico literário. “Realizamos uma atividade dinâmica, com leitura de alguns contos de Machado de Assis, antes de entrar na leitura de Dom Casmurro. Uma oportunidade para que os alunos tenham contato com a linguagem literária característica deste gênero textual”, contou.
A professora Patrícia Alves, Coordenadora de Projetos, explicou que o circuito Cultural tem como objetivo principal promover e capacitar os professores, para que eles sejam promotores de leitura e apresentem aos alunos as obras de autores importantes para que eles entendam o contexto histórico da época. Ana Luiza, aluna da Escola Municipal Dona Quinta, conta sua experiência e aprendizado por meio do Circuito Literário e leitura da obra Dom Casmurro. “Eu achei o livro muito interessante. O projeto está sendo muito importante para escola, pois nos deu a oportunidade de se expressar de uma forma diferente e conhecer uma cultura diferente, adquirindo novos aprendizados”, explicou a aluna.
O segundo Circuito Literário será realizado em novembro e abrirá as atividades da Festa Literária com realização de apresentações artísticas e literárias que vão acontecer na Rua Direita e Solar da Baronesa com o tema Africanidades, relações Étnico-Raciais e Literatura.