Inicio » Notícias » Mobilização contra a Dengue reúne centenas de pessoas na Praça da Juventude

Mobilização contra a Dengue reúne centenas de pessoas na Praça da Juventude

8 de junho de 2019

Uma ação conjunta contra a Dengue foi realizada na manhã deste sábado (8), na Praça da Juventude, no bairro Cristina. A mobilização contra a doença reuniu centenas de pessoas e faz parte das constantes ações promovidas pelo Executivo. O objetivo foi alertar e conscientizar a população sobre os riscos da Dengue e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. A ação foi promovida pela Prefeitura e teve participação da Guarda Civil Municipal, Departamento de Controle em Zoonoses e Associação dos Proprietários de Vans de Santa Luzia – Asprovan.

O grupo se concentrou na Praça da Juventude, tomaram um café comunitário, em seguida, saíram pelas ruas do bairro Cristina, seguiram até a Praça da Savassi no bairro Palmital, fazendo uma carreata e buzinaço, com o intuito de chamar atenção no combate a Dengue no município. Na ocasião, as equipes de Agentes de Endemias realizaram uma panfletagem educativa, explicando para os motoristas e pedestres que transitavam pelo local sobre a importância de cada um fazer a sua parte para diminuição de casos da doença na cidade.

De acordo com organizadores, cerca de 150 motoristas de vans que trabalham com transporte escolar no município participaram do evento. “Temos aqui motoristas representando todos os bairros de Santa Luzia. Tivemos a ideia de organizar essa mobilização devido ao aumento da doença em todo estado, e também, pelo grande número de alunos que atendemos com transporte escolar terem contraído a doença”, disse Leandro dos Santos, presidente da Asprovan.

Moradora do bairro Cristina, a costureira Magna Pedro Alves parabenizou a ação. “Isso é muito importante, já tivemos muitos casos de mortes por causa da Dengue. Os moradores precisam se conscientizar, não jogando lixo nas ruas. Com essas atitudes podemos diminuir os casos de dengue em nosso município. A luta contra o mosquito deve ser uma ação conjunta do poder público e população”, explicou.

“As pessoas precisam ter a consciência que a Dengue mata. Cuidar do quintal, fazer a limpeza das caixas d’água e eliminar os criadouros do mosquito de dentro das residências é dever de cada um. O combate à Dengue é uma tarefa de todos nós” pontuou Cláudia Maria Campos, Agente de Endemias que participou do evento.

Para o Superintendente Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Herivelton Magno, a mobilização contra a Dengue é importante para conscientizar a população da importância de eliminação dos focos do mosquito dentro das residências. “Essa ação visa combater os criadouros do Aedes aegypti. Sabemos que a maioria dos focos de Dengue está dentro das residências. É de extrema importância fiscalizar nossos quintais pelo menos uma vez por semana, essas pequenas ações fazem a diferença”, explicou.