Inicio » Notícias » Monitoramento de segurança por câmeras modernas com tecnologias de visão noturna e leitura de placas passam a funcionar em Santa Luzia

11 de agosto de 2020

28 Câmeras de Olho Vivo e outras centenas de câmeras instaladas em Escolas e prédios públicos já estão em pleno funcionamento e ajudam na Segurança

Inaugurada na tarde da terça-feira (11) a Sala de Controle Operacional de Trânsito, Policiamento e Monitoramento Eletrônico Viário, localizada na entrada das dependências da Prefeitura, no bairro Carreira Comprida.

Dali, agentes de Segurança e Defesa Civil poderão acompanhar, 24 horas por dia, o que ocorre no alcance das 28 câmeras omnidirecionais instaladas em pontos estratégicos da cidade, do São Benedito à Parte Alta, incluindo os principais corredores de tráfego. Esta  ação faz parte do projeto Olho Vivo, que conta também com centenas de câmeras espalhadas pelo município. Estas irão monitorar praticamente todos os equipamentos públicos, como hospitais, UBSs, escolas e UMEIs, dentre outros.

A sala de monitoramento recém-inaugurada contém um painel composto por 8 monitores de 55 polegadas, sendo que cada um pode ter sua tela subdividida para apresentar 9 imagens simultâneas. Dois operadores, ocupando duas estações de trabalho, poderão controlar as 28 câmeras já em funcionamento. Estes equipamentos, todos Full HD, possuem um zoom capaz de aproximar um objeto 25 vezes, facilitando o reconhecimento facial. Também estão equipados com sensores de infra-vermelho, que em situação de baixa luminosidade permite a gravação de imagens num raio de 150m.

As imagens captadas pelas câmeras do sistema Olho Vivo trafegam por uma rede própria de fibra óptica, o que aumenta a segurança e a autonomia do sistema. Em caso de queda da energia elétrica, os equipamentos seguem gravando e transmitindo. E em caso de pane na rede de fibra óptica elas continuam funcionando, mas passam a armazenar as próprias imagens. Na central, todas as imagens ficarão armazenadas por 30 dias.

Além dessas, outras cinco câmeras com tecnologia LPR foram instaladas em pontos estratégicos na cidade. Estas são capazes de fazer a leitura de placas veiculares e reconhecimento de caracteres. Outros 12 pontos já foram definidos pela Prefeitura para a instalação de mais câmeras na primeira expansão que houver do sistema. “Além de ser um marco para Santa Luzia, esta central vai nos permitir aumentar o monitoramento viário da cidade, contribuindo também para a prevenção e solução de crimes”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Thiago Henrique Ferreira, que concluiu dizendo que a sala está também à disposição das polícias civil e militar.

“Esse sistema facilita muito nosso trabalho porque, com a tecnologia, não há como criminosos e infratores despistarem. Todo mundo que pratica algo irregular acaba envolvido”, disse o Major PM João Xavier. Para o comandante da GCM, Cmte. Batista, a inauguração representa “Redução no índice de crimes e mais segurança e eficiência no atendimento à população”. E para a vendedora autônoma Zizi Oliveira Carvalho “É mais segurança, devido à maior facilidade para se localizar o responsável em caso de roubo ou furto – até porque meu carro dorme na rua”, disse.