Inicio » Notícias » Motoristas de vans escolares recebem atendimento socioassistencial

Motoristas de vans escolares recebem atendimento socioassistencial

20 de junho de 2020

Por iniciativa da Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, motoristas de vans escolares do município – e seus familiares – foram recebidos por técnicos sociais, na manhã do sábado (20). O intuito da ação foi aproximar os serviços socioassistenciais a esta classe diretamente afetada pela pandemia.

O atendimento foi realizado das 9h às 16h nas dependências da E. M. José Augusto Resende, no bairro Duquesa. Foram recebidos os profissionais que se inscreveram previamente no Desenvolvimento Social, entre os dias 10 e 19 de junho. No total, 105 cadastramentos foram agendados.

Durante o atendimento, os profissionais estavam sendo referenciados no CRAS – o Centro de Referência de Assistência Social, e tendo seus perfis analisados para a possibilidade de serem inscritos, ou terem suas inscrições atualizadas, no CAD – Cadastro Único, o que os torna aptos a acessar benefícios do Governo Federal.

Passaram por atendimento técnico com assistentes sociais, psicólogos e tinham, ainda, acesso a uma advogada que lhes prestava auxílio jurídico e orientação sobre o PRONAMPE (empréstimo na CAIXA). A partir da escuta, o técnico avaliou a conveniência de encaminhamento à rede parceira da assistência social, especialmente a Saúde, e nos próximos dias a equipe irá se reunir e planejar as próximas intervenções.

Esta foi a segunda ação itinerante realizada pela Secretaria de Desenvolvimento  Social e Cidadania este mês, esclareceu a secretária, Ana Clara Paiva Gabrich, que estava coordenando as atividades no local. A primeira foi no bairro Pinhões, sendo atendido aproximadamente 90 famílias.

A iniciativa foi bem recebida pelos profissionais: “Fui bem atendida e acho muito bom o que está sendo feito, porque o que queremos é comunicação com a Prefeitura, já que estamos todos precisando de auxílio”, disse Regina Marta Dias, motorista de van escolar.