Inicio » Notícias » Nota de Repúdio aos maus tratos animais

Nota de Repúdio aos maus tratos animais

13 de julho de 2020

Devido ao lamentável episódio ocorrido nos últimos dias,  em que filhotes de cães foram mortos devido a um suposto incêndio em um lote vago, a  Prefeitura de Santa Luzia reforça que repudia toda e qualquer ação de maus tratos contra animais.  A denúncia não foi oficializada junto a nenhum Departamento da Prefeitura, para que pudéssemos averiguar o fato e encaminhar a denúncia à Policia. Quem tiver informações de que tenha sido um ato diretamente contra os animais ou se o alvo era apenas os entulhos e matos no lote, o que também não pode, bem como quaisquer outras informações relevantes deve entrar em contato diretamente nos órgãos municipais ou na polícia ambiental.

A Lei Federal nº 9.605, que trata dos Crimes Ambientais, em seu artigo 32 cita como crime: praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, tendo como pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

O Castramovel aguarda liberação do Conselho Regional de Medicina Veterinária para homologação do Projeto de Controle Populacional de cães e gatos do Município de Santa Luzia , para que entre em funcionamento seguindo todas as exigências legais do referido Órgão. Devido à pandemia, as atividades estão sofrendo grandes atrasos em seu fluxo.

Maus tratos aos animais, além de CRUELDADE, é CRIME, DENUNCIE!
Telefones para denúncia:
Polícia Militar: 190
Polícia Ambiental:36512535
Zoonoses Prefeitura: 36423836