Inicio » Notícias » Palestra educativa e preventiva

Palestra educativa e preventiva

7 de janeiro de 2019

“Departamento de Zoonoses promove palestra alertando para os riscos de contágio da Leptospirose e cuidados com escorpiões”
Com o objetivo de orientar a população sobre os riscos de contágio da leptospirose e aparição de outras doenças, tendo em vista o período de chuvas em Santa Luzia, e o alto índice de alagamentos e inundações em vários locais da cidade, a Prefeitura por meio do Departamento de Zoonoses, promoveu, na tarde desta segunda-feira (07), palestra educativa no Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças. O objetivo da ação foi conscientizar os presentes sobre os riscos de se contrair a leptospirose, doença adquirida por meio do contato com a urina do rato e os cuidados que se deve ter para evitar e eliminar os roedores das residências. 

O alerta foi feito principalmente às pessoas que foram vítimas das chuvas, tendo suas casas alagadas e contato direto com as águas das enchentes. O ciclo de palestras sobre a Leptospirose se estenderá a todos os centros de saúde da cidade, e para as escolas, no início do ano letivo. Na oportunidade, foram dadas dicas e cuidados com escorpiões, que também é comum a aparição nesta época. 

Para a veterinária Viviane Moreira, a ação educativa é de extrema importância para toda população. “Nesta palestra abordamos assuntos relacionados à Leptospirose, cuidados, tratamento e controle de roedores. Neste período, após as chuvas, percebemos o aumento destes riscos, devido aos alagamentos ocorridos por toda cidade”, conta. 

Participante da ação, o prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier falou sobre a realização destas palestras nos centros de saúde do município e pediu que a população seja multiplicadora de informações. “É um caso de saúde pública. Nosso objetivo é levar informações para o maior número de pessoas, para que todos ajudem a difundir esses cuidados. Neste período podem surgir muitas doenças em razão do alto volume de chuvas que caiu em nossa cidade. É muito importante trabalhar com a prevenção, para se evitar doenças”, disse o prefeito. 

Também presente na ação, o vice-prefeito, pastor Sérgio, considerou a iniciativa muito importante para a população. “Tivemos muitas chuvas na cidade. Neste período, animais peçonhentos e roedores ficam desabrigados e procuram outros locais para se proliferarem. As palestras tendem a orientar as pessoas dos cuidados que se devem ter com esses animais, e alerta que, para o caso de acidentes com escorpiões e sintomas da leptospirose, a recomendação é procurar orientação médica, se dirigindo a Unidade de Saúde mais próxima”, alerta o vice-prefeito.