Inicio » Notícias » Praça da Juventude é revitalizada, ganhará pista de skate e canal do Cristina é reformado

24 de julho de 2020

Na manhã da sexta-feira (24), duas importantes melhorias foram entregues pela Prefeitura aos moradores da região do Cristina: a Praça da Juventude revitalizada e o canal da Av. Joaquim Rodrigues da Rocha reformado – ambas obras muito aguardadas pela população local. Na Praça da Juventude os trabalhos realizados conferiram um novo aspecto ao espaço, mais alegre, inclusivo e bem cuidado.

As modificações feitas na praça, realizadas pela secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, incluíram: reforma dos passeios no entorno e dos caminhos internos, que estavam com o piso quebrado; instalação de oito bancos e quatro mesas de jogos (dama e xadrez); pintura das escadarias, criação da quadra de peteca, pintura da quadras de basquete, pintura de faixa para pedestres e instalação de lixeiras de grande porte.

Visando deixar a nova praça o mais aconchegante possível, atenção especial foi dada à jardinagem e ao paisagismo. No local, além da realização dos serviços de capina e limpeza, com o apoio do Horto Florestal Municipal foram plantadas dez palmeiras fênix, sete palmeiras licuri, vinte bougainvilles, dez azaleias, além de dianelas, dracenas, moreias e pleomeles. “Também cuidamos do acabamento dos canteiros, instalando ao redor bloquetes de concreto”, disse o paisagista responsável, Erickson Aranda.

E para trazer mais cores, numa iniciativa da secretaria da Educação, toda a escadaria superior foi revestida com retalhos de cerâmica, com o nome da cidade em destaque na cor branca. A decoração artística incluiu, ao pé da escadaria, um painel horizontal colorido com desenhos que remetem às atividades ali praticadas, como patinação, skate e ciclismo. Também por ação da secretaria da Educação, foi instalado na praça um parquinho para os pequenos (este temporariamente interditado por conta da pandemia).

Alguns itens ainda serão concluídos nos próximos dias, como a instalação de tabelas para basquete. Mas do que ainda está por vir, a novidade mais aguardada é a criação do Street Park (pista de skate), que teve sua construção interrompida por problemas contratuais mas que já teve nova licitação realizada na quinta-feira, com a presença de sete competidores (23).

No Canal do Cristina as reformas estiveram a cargo da secretaria de Obras e incluíram: limpeza da calha com serviços de capina, repintura interna e externa das muretas, instalação de duas novas passarelas, conserto e repintura das passarelas já existentes e caiação de postes e meio-fio. Ainda renovação da sinalização, demarcação dos eixos das vias, pintura de faixa de pedestres e instalação de redutores de velocidade – estas por apoio da secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. Também fez parte do projeto a criação de uma rotatória no início da avenida, o que contribuirá para aumentar a segurança e a fluidez do trânsito crescente naquele local.

Na sequência do projeto “Revitaliza Santa Luzia”, em breve outras praças e pontos da cidade receberão a mesma atenção e serão reformados. Uma das primeiras intervenções será na Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, na sede, que receberá uma pista para caminhada.