Inicio » Notícias » Prefeitura de Santa Luzia faz ação preventiva em filas de bancos e lotéricas, medindo temperatura e orientando cuidados de distância e isolamento

8 de abril de 2020

Na manhã desta quarta-feira (8), a Prefeitura de Santa Luzia iniciou mais uma ação para conter o avanço do novo Coronavírus na cidade. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde começaram a fazer a aferição da temperatura das pessoas aglomeradas aguardando em filas de bancos, tanto na Avenida Brasília, quanto na região da sede (Avenida Nossa Senhora do Carmo).

Durante o trabalho, os profissionais de saúde orientavam aos munícipes sobre as medidas que devem ser adotadas e, aqueles que eram encontrados com temperatura superior a 37,8 graus eram orientados a procurarem uma unidade de saúde e observarem outros sintomas. Além disso, eram anotados endereço e telefone dessas pessoas para que um monitoramento pudesse ser feito.

“Como a população está em número muito volumoso nas ruas, viemos orientar as pessoas  quanto ao distanciamento, para evitar aglomerações e aqueles que estão com a temperatura elevada para procurarem uma unidade de referência”, disse a dentista Daniela Ramos, que estava compondo a equipe da secretaria de Saúde.

Enquanto o trabalho era feito corpo a corpo, oito carros de som distribuídos nas proximidades de agências bancárias e lotéricas traziam a mensagem de distanciamento necessário a fim de evitar o contágio da Covid-19. Os carros avisavam sobre a medição da temperatura e destacavam sobre a gravidade da doença, que ainda não tem uma cura.

“Todo mundo tem que tomar o máximo de cuidado para não pegar essa doença. Precisamos ser fortes para logo podermos voltar aos nossos trabalhos. Essa ação é muito importante para todos aprenderem a se cuidar e a cuidar do próximo”, disse a moradora do bairro São Benedito, Maria José Santos, que também aguardava atendimento bancário.

A Prefeitura estuda uma forma de multar estabelecimentos bancários que não cumprirem as normas de segurança sobre distanciamento e fornecerem máscaras e materiais de higiene para os clientes.

Nesta quarta, a ação seguirá até às 16h e deve ser mantida nos próximos dias. Quanto aos carros de som, as mensagens já vêm percorrendo o município há cerca de três semanas, sempre orientando à população sobre a importância do isolamento social.