Inicio » Notícias » Prefeitura empossa diretores e vices escolhidos pela comunidade escolar  e finaliza treinamento de gestores da Educação

30 de janeiro de 2020

O segundo e último dia de capacitação dos gestores da Educação, promovida, nos dias 29 e 30 de janeiro pela Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria da Educação, teve como foco a discussão sobre ações pedagógicas previstas para o ano letivo de 2020. O secretário da Educação do município, Ermelindo Martins Caetano, também apresentou aos cerca de 120 educadores presentes os profissionais que irão compor a nova equipe de acompanhamento, a qual por meio de visitas semanais realizará vistorias e prestará assistência às 26 escolas municipais e 6 UMEIs da cidade. Outro tema discutido pelo secretário foi a possibilidade de ampliação do Programa de Educação Integral, que hoje está implantado em 3 escolas.

Também proferiu uma palestra aos diretores, vices, coordenadores e supervisores presentes a procuradora geral do município, Dra. Patrícia Natália Elias. Em sua fala, destacou os princípios básicos do Direito Administrativo – a supremacia e a indisponibilidade do interesse público -, bem como os 5 princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. “Mesmo sem conhecer a legislação, quem age cumprindo os princípios, seguramente está agindo de acordo com as leis”, disse.

Após a fala de boas-vindas do vice-prefeito, pastor Sérgio, o prefeito, delegado Christiano Xavier, esclareceu os presentes sobre os desafios enfrentados no momento pela municipalidade, em face dos danos causados pelas recentes chuvas, comunicou a inauguração de mais uma UBS (a do Vale das Acácias), anunciou a iminente conclusão do novo e moderno Plano Diretor e mencionou a necessidade de Santa Luzia de promover o desenvolvimento econômico, sobretudo com a atração de novas empresas. “Precisamos de mais três empresas do porte do Café Três Corações, hoje nosso maior contribuinte”, concluiu.

Christiano Xavier também reafirmou o aumento de 12,84% a ser concedido a todos os profissionais da Educação, informou já estar ocorrendo a 1ª chamada dos aprovados no Processo Seletivo Simplificado e disse que na próxima semana já se dará a 1ª chamada dos aprovados do Concurso Público da Educação. O prefeito ainda deu posse aos novos gestores – pela primeira vez, em Santa Luzia, indicados pela comunidade escolar.

Por fim, alunos da Escola Municipal Dulce Viana de Assis Moreira fizeram uma apresentação artística, encerrando o evento.