Inicio » Notícias » Prefeitura enrijece regras de funcionamento do comércio pelos próximos 15 dias

Prefeitura enrijece regras de funcionamento do comércio pelos próximos 15 dias

19 de junho de 2020

Setores funcionarão em dias alternados, com exceção de estabelecimentos como bares, restaurantes e academias que deverão permanecer fechados neste período

Em reunião na tarde desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Santa Luzia decidiu enrijecer as regras de funcionamento do comércio e atividades. A medida é tomada devido ao crescente número de casos confirmados de covid-19 na cidade e previsão epidemiológica das próximas semanas. A partir da próxima segunda-feira (22), alguns setores como barbearias, salões de beleza, lojas de roupas e lojas de materiais de construção deverão funcionar em dias alternados. Já academias, bares, restaurantes e outros deverão permanecer fechados, atendendo apenas no sistema de tele-entrega esses últimos. As regras valem até o dia 5 de julho, podendo ser prorrogadas caso a situação se agrave.

Durante as duas próximas semanas só poderão funcionar todos os dias o comércio essencial, como farmácias, supermercados, padarias, postos de gasolina, entre outros. Indústrias, construção civil, transportadoras, bancos, lotéricas, clínicas e laboratórios podem funcionar de segunda a sábado. Quadras, parques e praças da cidade serão interditadas. A relação com todos os estabelecimentos e dias de funcionamento estará disponível no site da Prefeitura (bit.ly/2OHB2oW).

O novo decreto, que será publicado ainda nesta sexta-feira, limita as atividades presenciais em igrejas e templos religiosos a no máximo 10 pessoas por evento, podendo ser realizadas transmissões ao vivo. Também está contraindicada a utilização do transporte coletivo urbano aos idosos que possuem direito à gratuidade tarifária entre 6h às 8h e das 17 às 19h. As regras em relação ao transporte coletivo permanecem as mesmas, acrescidas da disponibilização de dispensadores de álcool em gel para higienização de passageiros.

Durante essas duas semanas, a fiscalização será intensificada inclusive com carros de som e agentes de segurança. Já neste sábado, a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas farão ações pela cidade autuando e notificando estabelecimentos que estiverem descumprindo as regras já estabelecidas.

A Administração ainda ressalta a importância de que população compreenda a gravidade da pandemia e colabore fazendo o isolamento social, quando possível e utilizando máscaras sempre que precisar sair de casa.

O enrijecimento das normas de funcionamento do comércio na cidade acontece após quase dois meses da reabertura. Agora, essa readequação se faz necessária devido ao crescente número de casos e a alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Minas Gerais. As novas normas, válidas até dia 5 de julho, podem ser estendidas caso seja necessário.