Inicio » Notícias » Prefeitura inaugura unidade de saúde no bairro Vale das Acácias

Prefeitura inaugura unidade de saúde no bairro Vale das Acácias

30 de janeiro de 2020

Comunidade aguardava pelo serviço há mais de 20 anos e compareceu em peso ao local. Prefeitura deve inaugurar mais quatro unidades de saúde nos próximos meses

Chegou ao fim uma espera de mais de 20 anos. A Prefeitura de Santa Luzia inaugurou, na manhã desta quinta-feira (30), uma unidade básica de saúde no bairro Vale das Acácias. Agora, moradores não precisarão mais se deslocar quilômetros para receberem atendimento médico na unidade localizada no bairro Santa Rita.

No local serão ofertados todos os serviços comuns de uma unidade de saúde, como consultas médicas e de enfermagem (incluindo de pediatras e psiquiatras), aplicação de vacinas, realização de testes rápidos, curativos, exames preventivos, pré-natal, puericultura (atendimento a recém-nascidos e crianças) e grupos operativos (como voltados para diabéticos e hipertensos). Os atendimentos serão de demanda espontânea e por meio de agendamentos.

“Apesar dos problemas que estamos enfrentando nos últimos dias, essa inauguração já estava no cronograma da secretaria. Sabemos a dificuldade que a comunidade enfrenta, tendo que se deslocar. Esse era um pedido antigo dos moradores”, disse o Prefeito Delegado Christiano Xavier que esteve presente na inauguração acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Nádia Cristina Duarte.
Os moradores aguardavam tanto pelo serviço, que ofereceram um café comunitário, para receber os visitantes nesse dia de inauguração. A aposentada Maria Ferreira Araújo ficou feliz com a novidade. Primeira a chegar à unidade, ela também foi a primeira paciente a receber atendimento e agradeceu a iniciativa. “Esse posto ser aberto aqui foi uma bênção de Deus, porque nós precisamos muito”, disse a moradora que está no bairro há mais de 20 anos.

A dona de casa Daiany Rodrigues também comemorou a iniciativa. “Esse é um grande presente para a comunidade que precisava muito de uma unidade de saúde. Aqui temos muitas pessoas acamadas e crianças e ir até o bairro Santa Rita ficava muito difícil”, conta.

Além do bairro Vale das Acácias, o município ainda deverá inaugurar mais quatro unidades básicas de saúde nos próximos meses, nos bairros Nova Conquista, Industrial Americano, Santa Rita e Monte Carlo. Outra ação voltada para a atenção básica é o projeto piloto da Secretaria de Saúde que oferece atendimentos de pediatras e psiquiatras nos postos e, até o mês de março, também terá consultas com cardiologista e ginecologista.

Ainda estiveram presentes na inauguração os vereadores Paulo Bigodinho e José Cláudio dos Santos, além da equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.