Inicio » Notícias » Prefeitura inicia desenvolvimento do plano de Contingência Municipal da Dengue

Prefeitura inicia desenvolvimento do plano de Contingência Municipal da Dengue

17 de abril de 2019

Prefeitura inicia desenvolvimento do plano de Contingência Municipal da Dengue

A Transmissão simultânea das doenças virais transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti está bem adaptado no meio urbano, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada (Caixa D’água destampada, pratinho de vaso de planta, ralo, calhas…).
O Aedes (transmissor da Dengue, ChiKungunya e Zika) tem influenciado fortemente as condições de saúde da população em todo o estado de Minas Gerais.

Diante desse cenário, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou seu plano de contingência, em dezembro de 2018, a ser implantado conforme evolução das doenças transmitidas pelo mosquito transmissor.

Assim, o serviço foi organizado da seguinte forma:

•A partir de hoje, 16 de abril as unidades de saúde que atenderão dengue serão : CELSO DIANA, SANTA RITA E VIRGEM DOS POBRES, que estarão preparados para o acolhimento e atendimento para os sintomas da Dengue;
•O Horário de atendimento será das 8h às 17h. Fora deste horário será referência os serviços de urgência do município;
•Os pacientes passarão por acolhimento diferenciado, com organização do serviço de Coleta de sangue até às 15 horas do dia, com resultado no mesmo dia;
•Os exames coletados após as 15 horas terão seus resultados disponíveis a partir das 8 horas do dia seguinte, onde o paciente passará por uma reavaliação sem precisar passar pela triagem;
•O paciente será medicado e poderá retirar, na própria unidade, o medicamento previsto no protocolo;
•Será ofertada hidratação oral e hidratação venosa conforme conduta clínica.

Outras ações referente ao Tema TODOS CONTRA DENGUE.

•Mobilização dos Agentes de Saúde e os de Endemias junto às escolas da região do Palmital e São Benedito;
•Na próxima quarta-feira, (24), irá acontecer um movimento – APITAÇO – com o tema TODOS CONTRA A DENGUE – também na mesma região citada acima.
•Os Agentes de Endemias de Santa Luzia, realizaram 19.907 vistorias em residências e pontos estratégicos desde o início do mês de janeiro até agora;
•Foram realizadas ações de bloqueio em locais identificados pela equipes da presença das larvas e do mosquito;
•Realizamos o mutirão de Limpeza, em conjunto com a Secretaria de Obras, onde foram retirados mais de 20 caminhões de lixo e entulhos dos locais com maior incidência de proliferação do mosquito.
A idéia é mobilizar a população e alertar quanto a necessidade de TODOS na eliminação de criadouros do mosquito dentro de casa.