Inicio » Notícias » Prefeitura intensifica fiscalização e passará a notificar as pessoas que não usarem máscaras e descumprirem as determinações do decreto

29 de abril de 2020

Aproximadamente 100 funcionários da Prefeitura de diversas Secretarias e em diversas ações estratégicas estarão nas ruas para conscientizar e advertir a população.

A Prefeitura de Santa Luzia começa a intensificar, nesta quinta-feira (30), a fiscalização em comércios e nas ruas da cidade, advertindo comerciantes e a população sobre as exigências do Decreto Municipal 3.559, que proporcionou uma flexibilização assistida e controlada para reabertura do comércio desde a última segunda-feira (27). A ação segue até o dia 10 de maio, Dia das mães.

Apesar da fiscalização ser constante por todo município, os esforços se concentrarão em seis pontos aonde vem sendo percebida a maior concentração de pessoas, que são: a Avenida do Carmo, Rua do Comércio, estação do Move e três pontos na Avenida Brasília, mas também terão ações itinerantes, como a busca ativa na cidade por moradores de rua para a entrega de máscaras e kit de higiene pessoal, carros de som pelo município e ações programadas.

Nos locais polos da operação, também circularão carros de som informando à população sobre as medidas a serem adotas e haverá a aferição da temperatura, realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Profissionais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) também estarão empenhados durante o trabalho, orientando a população com formas de prevenção e divulgando o programa PELC online, que dará dicas de exercícios físicos que podem ser feitos em casa.

Já foram impressos mais de 1000 documentos para advertir formalmente a população que estiver descumprindo as regras. Além disso, já está em estudo uma forma de multar pessoas que forem encontradas nas vidas da cidade e não estiverem respeitando o decreto, que prevê diversas obrigações como o uso de máscaras quando em circulação pela cidade.