Inicio » Notícias » Prefeitura publica nesta quarta-feira (18), Decreto  com normativas do que funciona e o que não funciona em Santa Luzia,  as restrições as aglomerações, cuidados e  medidas de imposição do poder  público

18 de março de 2020

O funcionamento irregular de empresas e estabelecimentos configura crime

Na tarde desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Santa Luzia anunciou medidas duras tomadas para coibir a propagação do novo Coronavírus (Covid-19). Entre as determinações decretadas está a criação do Comitê Operacional de Enfrentamento ao Coronavírus (COESL) e diversas diretrizes que devem ser adotadas no município.

Entre as ações realizadas para atender à população, estão sendo liberadas normativas e serviços de reforço em todas as unidades de saúde do município, além disso, até o dia 2 de abril serão disponibilizados 50 leitos de retaguarda no Hospital São João de Deus, para amenizar essa situação que se agravará mais ainda por causa da época de outras doenças sazonais como a influenza e a Dengue.Também será antecipada para a próxima semana a vacinação dos idosos, separando por locais adequados de atendimento.

O documento enfatiza ainda que estão proibidas feiras livres, por exemplo a do Palmital; que academias de ginástica devem funcionar com apenas 10 alunos por vez; a proibição de quaisquer eventos públicos ou particulares, missas, cultos e similares com aglomeração de pessoas, a menos que seja limitado a 100 pessoas e seja ao ar livre. Além disso, o decreto traz todas as precauções que devem ser adotadas por servidores públicos e empresas privadas, em se tratando da saúde de colaboradores e da população em geral e várias outras medidas que se fazem necessárias.

As decisões são duras, mas o momento exige. Notícias sobre a propagação da doença em outros países do mundo comprovam que medidas de isolamento eficazes são essenciais para evitar o alto número de óbitos. É tempo de todos se unirem e cada um fazer a sua parte.
O enfrentamento desse caos social e colapso da saúde pública no país depende de cada um de nós. A cada dia, crescem o número de contaminados. Os mortos já ultrapassam 8 mil.

Ressaltamos mais uma vez a importância de todos façam isolamento social, especialmente os idosos.
Façam sua parte. A Prefeitura de Santa Luzia continuará executando seu papel em serviço à população luziense, prezado pela saúde e integridade física de todos os cidadãos.

Confira os decretos: Decretos