Inicio » Notícias » Prefeitura  realiza blitz com ações preventivas para o carnaval

Prefeitura  realiza blitz com ações preventivas para o carnaval

21 de fevereiro de 2020

Com o intuito de conscientizar a população e prevenir contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a  AIDS, agentes de Saúde das 27 UBS – Unidades Básicas de Saúde do município estão realizando blitz educativa em vários pontos da cidade.

Estão sendo distribuídos preservativos e informativos do Ministério da Saúde para pedestres e motoristas, lojistas, supermercados,  terminal do move, ônibus entre outros. As blitzes acontecerão durante todo o dia.

A importância da prevenção

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

Já a AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Também transmitido por contato sexual desprotegido, esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, e pode levar a morte.

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez. Por isso, neste carnaval não se esqueça do preservativo. Previna-se!