Inicio » Notícias » Prefeitura realiza campanha de vacinação contra o Sarampo na APAC

Prefeitura realiza campanha de vacinação contra o Sarampo na APAC

4 de agosto de 2020

Ação cumpriu todas as orientações do Ministério da Saúde contra o Coronavírus

Aproveitando a prorrogação da vacinação contra o Sarampo até o dia 30 de agosto, durante a tarde da última quinta-feira (30), equipes da Secretaria Municipal de Saúde se locomoveram até a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que fica localizada no Alto das Maravilhas, para vacinar funcionários e recuperandos do local contra a doença.

Na ocasião, 69 pessoas foram vacinadas, tiveram os cartões de vacinação conferidos e foram orientados quanto à importância da prevenção de doenças, bem como de se vacinar. Para a psicóloga da APAC, Jéssica Gonçalves, as ações em parceria com a Secretaria de Saúde são muito importantes, pois muitos deles não se preocupavam com a saúde. “A adesão a essas campanhas têm resultado positivo. Os recuperandos são acolhidos e aprendem a internalizar o auto cuidado, tanto físico quanto mental”, diz. “É uma oportunidade de acolher, de ensinar e cuidar, realizando assim a prevenção e promoção à saúde”, reforça Jéssica que trabalha há três anos na unidade.

Já para a técnica de enfermagem da APAC, Morgana Mara, a campanha é extremamente importante para promover a prevenção sobre doenças e o compartilhamento do conhecimento adquirido pelos recuperandos aos seus familiares. Ela pondera que “a conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido, e com as campanhas na unidade, as doenças estão controladas devido à assistência ofertada”.

O sarampo é uma doença contagiosa, transmitido por meio da fala, tosse ou espirro de uma pessoa contaminada. A vacina é a única forma de prevenção contra essa doença. Pessoas de 20 a 49 anos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar, independente de quantas doses já tomou. Não se esqueça de levar a caderneta de vacinação. Vacine-se! Vacinar é proteger.

Lembre-se de usar máscara e manter o distanciamento social.