Inicio » Notícias » Prefeitura renova parceria com Consórcio Mulheres das Gerais

Prefeitura renova parceria com Consórcio Mulheres das Gerais

8 de junho de 2020

Com o intuito de manter o atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica no município, a Prefeitura de Santa Luzia renovou a parceria com o Consórcio Mulheres das Gerais – autarquia de enfrentamento e acolhimento a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. O contrato de adesão foi assinado na tarde desta segunda-feira (8) e está vigente até 31 de dezembro de 2020.

O consórcio trabalha com três frentes: a capacitação de profissionais que atuam em serviços de assistência social; a disponibilização de apoio psicológico, jurídico e de capacitação profissional, com oficinas de economia solidária; e com o acolhimento na Casa Sempre Viva, espaço que recebe temporariamente mulheres em situação de violência de gênero com risco iminente de morte. No local, elas e seus filhos podem ficar por até 90 dias, com o objetivo de se fortalecerem e saírem em segurança.

São recebidos encaminhamentos tanto pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Delegacias da Mulher, entre outros equipamentos

O Consórcio Mulheres das Gerais é uma instituição pública e as cidades participantes fazem um rateio para custear o serviço. Além de Santa Luzia, fazem parte as cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sabará, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Raposos e Itabira.