Inicio » Notícias » Prefeitura segue realizando mutirão contra a Dengue na cidade

Prefeitura segue realizando mutirão contra a Dengue na cidade

5 de maio de 2020

Desta vez o bairro contemplado foi o São Benedito

Equipes do Departamento de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Santa Luzia realizaram nesta terça-feira (5), mutirão e ações de conscientização contra a proliferação da Dengue no Bairro São Benedito. A ação foi realizada nas ruas Turibaté, Maria Angélica Ximenes, Pirassununga, Cotegipe, José Rodrigues, Maracaju, Itapemirin e Iracema. A escolha das ruas onde a vistoria foi realizada baseou-se no número de casos positivos e notificações recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a vistoria, neste mutirão especifico, são recolhidos apenas objetos e utensílios que acumulam água parada e servem como criadouro para o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Somente nesta manhã foram retirados três caminhões de lixo contendo latas, baldes, tanques velho, caixas d’água, garrafas pet, vaso sanitários, dentre outros.

O controle da Dengue deve ser feito pelas pessoas durante todo ano, pois 85% dos focos da doença são intradomiciliares, ou seja, estão dentro das residências. “Salientamos que cada um cuide do seu espaço, de seu quintal, eliminando todos os possíveis focos. Não adianta um trabalho intenso realizado pelo Departamento de Zoonoses se a população não colaborar”, explicou Viviane Amorim, coordenadora do departamento.

Nas vésperas em que o mutirão vai ser realizado, os Agentes de Combate a Endemias passam nas residências e orientam a população sobre os materiais que serão recolhidos pelos caminhões da Prefeitura, lembrando que entulhos e restos de construção não são levados pelos agentes. Os próximos mutirões acontecerão nos seguintes bairros: São Cosme (8 de maio), Baronesa (12 de maio) e Palmital no dia 15 de maio.