Inicio » Notícias » Presidente do TRE de Minas Gerais visita Santa Luzia para incentivar eleitor a fazer o recadastramento  biométrico

2 de dezembro de 2019

A biometria é obrigatória em Santa Luzia.  No município, 60% dos eleitores já realizaram o recadastramento biométrico.  Quem ainda não fez a biometria tem até o dia 21 de fevereiro para realizar o procedimento. Tendo em vista a reta final para realização do recadastramento, o presidente do TRE de Minas Gerais, o  desembargador Rogério Medeiros tem  visitado  várias  cidades da região metropolitana  com o objetivo de  buscar  apoio  junto aos  órgãos públicos para que o maior número de pessoas faça o recadastramento  biométrico. Em visita a Santa Luzia  na manhã desta segunda-feira (2), Rogério Medeiros  foi recebido pelo  prefeito, delegado Christiano Xavier e o pelo  vice, Pastor Sérgio.

Durante reunião, foram  discutidas estratégias para intensificar  a adesão ao registro biométrico que é obrigatório. Na ocasião, o desembargador agradeceu o prefeito pelo apoio dado a equipe do TRE no município e pediu ao chefe do Executivo apoio na ajuda de divulgação  de estratégias  junto à população da cidade com intuito  de incentivar  quem ainda não realizou o procedimento  a comparecer em  um dos postos  de atendimento  disponíveis no município.

A  não realização da biometria ocasiona no cancelamento do título de eleitor e impedimento de tirar passaporte. O pagamento de aposentadoria ou pensão pelo governo federal também podem  ser canceladas, e o cidadão  ficará impedido de  tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos, inclusive a perda de benefícios sociais  como o bolsa família, por exemplo.

“Estou visitando Santa Luzia e toda sua região nesta reta final para incentivar  os eleitores a  fazer sua biometria que é obrigatória. É importante frisar que as pessoas que não fizerem sua biometria até 21 de fevereiro,  terão seu  título de eleitor cancelado, sendo impedidas de votar nas eleições para prefeito e  vereador   no próximo ano, além de outros  problemas para sua vida pessoal”,  alertou o Desembargador  Rogério Medeiros.

Para fazer o recadastramento biométrico, basta o eleitor comparecer a um cartório, posto ou central de atendimento com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço.

São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

Em Santa Luzia, o eleitor  tem três postos de atendimento  disponíveis para realização do recadastramento biométrico. O serviço pode ser agendado  pelo Disque-Eleitor (148) ou pelo site do TRE. O atendimento também pode ser feito por ordem de chegada.

Postos de atendimento em Santa Luzia

Central de Atendimento ao Eleitor:  Praça Getúlio Vargas, 61 – São João Batista
Horário de funcionamento  das  10h às 18h

Cartório Eleitoral  – Sede  – Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, 270/lj 03 – bairro Camelos