Inicio » Notícias » Pronunciamento do Prefeito fala sobre Carnaval, chuvas e vagas da educação infantil

7 de janeiro de 2019

Na manhã desta segunda-feira (7), o prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier fez uma live por meio da página oficial da Prefeitura, para tratar de diversos assuntos que vêm sendo levantados na cidade.

Em sua primeira fala, o chefe do Executivo luziense deixou claro que não será realizado Carnaval no município este ano, devido ao momento de crise em que se encontra o município e a falta de repasses do Estado. Com um prejuízo ocasionado pelas chuvas de aproximadamente R$ 15 milhões, todo recurso que vier para o município será utilizado na reparação dos danos causados pelas chuvas.

O assunto gerou polêmica nas redes sociais, devido alguns dados constantes no Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOAS), que foi encaminhada ao Legislativo. A lei é uma previsão e não significa que de fato acontecerá daquela forma, até porque o projeto foi elaborado antes do município sofrer com os problemas das chuvas.

Saúde
Também estiveram presentes na live as responsáveis pelos setores de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses, Emanoela Cardoso Cotrim e Viviane Moreira. As profissionais falaram sobre o trabalho que está sendo desenvolvido para evitar doenças recorrentes em casos de enchentes. Um ciclo de palestras começa hoje, na unidade de saúde do bairro Nossa Senhora das Graças e seguirá por todo município, dando orientações sobre como devem proceder aqueles que tiveram contato com águas de enchentes.

“São palestras de orientação sobre o que as pessoas devem fazer se aparecerem roedores em casa, assim como escorpiões e a importância de retirar os entulhos das residências”, disse a coordenadora de Controle em Zoonoses.

Uma cartilha e uma nota técnica também foram elaboradas para encaminhar à população e aos profissionais sobre todas as doenças que podem ocasionar esses tipos de doenças originadas das chuvas. “Orientamos as pessoas que tiveram contato com as águas das enchentes que sentirem sintomas de uma gripe comum, que procurem um médico e informem sobre o contato com essas águas para que recebam o atendimento adequado devido ao risco de leptospirose”, destacou. Além disso, com as chuvas, é comum que ratos apareçam nas residências, pois eles ficam desalojados e acabam invadindo buscando abrigo.

O prefeito ainda ressaltou que não existe um veneno específico para eliminar alguns animais peçonhentos, como escorpiões. “É importante que estejam atentos aos locais que servem de abrigo para esses animais”, disse Viviane. Outro assunto abordado foi o trabalho que está sendo desenvolvido para recolhimento de animais nas ruas, com veículos adequados para tal e local destinado para abrigo desses animais. essaltando também que, qualquer situação que ocorra com esses animais nas ruas é de responsabilidade dos proprietários, que podem inclusive, estarem cometendo o crime de abandono de animais.

Educação Infantil
Para finalizar a live, o Secretário Municipal de Educação Ermelindo Martins Caetano explicou sobre as vagas para a Educação Infantil para o ano de 2019. O sorteio aconteceu na última semana, nos dias 2, 3 e 4 de janeiro.

Segundo o secretário, todo processo aconteceu obedecendo a Resolução nº 11, da Secretaria Municipal de Educação, de 11 de outubro de 2018, tratando sobre educação infantil, que atende à Lei da Primeira Infância, uma lei federal. “Ficou acordado que teríamos que tomar providências de uma nova norma do Supremo Tribunal Federal, que altera para 30 de março do ano em curso e não 30 de junho, a data de nascimento de crianças para cadastro regular. A resolução foi descrita de forma que atendesse a todos, respeitando vulnerabilidade social, educação especial, entre outros critérios, além disso, todas as crianças de 4 e 5 anos têm vaga garantida. Com isso, tivemos um grande aumento”, explicou.

O município apresentou um total de 5.371 inscrições para a educação infantil. O sorteio para crianças de 0 a 3 anos teve um planejamento adequado levando em consideração crianças que estavam nos containers. “Mesmo com tudo isso, foram alocadas mais de 7 mil crianças no primeiro e segundo período. Os sorteios foram realizados na semana passada, de forma transparente, com os pais participando de tudo e com ata lavrada. A partir de amanhã (8) a lista estará disponível e as matrículas serão de 22 a 28 de janeiro de 2019. A resolução diz que o órgão responsável é o Ministério Público e, pela primeira vez, a Prefeitura está encaminhando todas as informações para a entidade”, concluiu.