Inicio » Notícias » Santa Luzia irá flexibilizar comércio na cidade a partir de segunda-feira

Santa Luzia irá flexibilizar comércio na cidade a partir de segunda-feira

23 de abril de 2020

Com reabertura do Hospital São João de Deus com 50 leitos para COVID-19, EPIs adquiridos e já em fabricação pela própria Prefeitura, containers e tendas externas para atendimentos na UPA e Pronto Atendimento da Sede, e todas as demais medidas e treinamentos dos funcionários e o uso maciço de máscaras pela população, é chegada a hora de uma flexibilização controlada do comércio e trabalhar o enfrentamento à pandemia junto com a manutenção dos empregos e renda na cidade, mantendo todos os cuidados necessários.

Mas, apesar do novo decreto que está sendo editado ampliando atividades para manutenção de emprego e renda na cidade, algumas medidas ainda mais rigorosas serão impostas à população de risco, na qual inclui os idosos, diabéticos e outros grupos mais fragilizados. Entre as medidas estudadas está a suspensão da gratuidade para idosos no transporte coletivo durante os horários de pico e a manutenção do isolamento social desses grupos.

Ainda estão sendo elaborados os critérios do novo decreto, que deverá entrar em vigor a partir de segunda-feira (27). Porém é certo que aqueles que puderem retomar as atividades deverão seguir as normas estabelecidas pelo Comitê Operacional de Enfrentamento do Coronavírus, como uso de máscaras, higienização e distanciamento entre clientes.

Segundo o chefe do Executivo, a atitude é tomada agora que a rede municipal de saúde foi estruturada. Foi reaberto o Hospital São João de Deus com 50 leitos de retaguarda, adquiridos equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, estendido o horário de funcionamento de 18 unidades básicas de saúde, instalados tendas e containers exclusivos para atendimento à pacientes suspeitos de Covid-19 e estão sendo habilitados 10 leitos de UTI nas próximas semanas. “Além disso o Estado também já está com seu hospital de campanha e nenhum internado. Esse período foi importante para que nós nos preparássemos. Agora iniciamos essa reabertura de forma controlada, com avaliações constantes. Caso seja necessário, voltaremos a endurecer as regras”, frisou Xavier.

“Até hoje, em Santa Luzia foram confirmados seis casos de Covid-19 e nenhum deles é grave ou precisou de internação. Não tivemos sobrecarga no sistema e estamos em observação constante. Se com essa flexibilização notarmos um aumento grande no aparecimento dos casos, poderemos alterar o decreto novamente”, reforçou a secretária de Saúde.

E a estruturação do sistema segue para atender a demanda na cidade. A Prefeitura está em tratativas para adquirir mais respiradores mecânicos para o município. Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 18 equipamentos (dois deles infantil). Além dos novos leitos de UTI que deverão estar habilitados em até 15 dias.

O assunto foi discutido na manhã desta quinta-feira (23), entre o Prefeito Delegado Christiano Xavier, o Vice-Prefeito Pastor Sérgio, a Secretária Municipal de Sáude, Nádia Tomé, a Procuradora Geral, Patrícia Elias e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Santos.