Inicio » Notícias » Santa Luzia obtém o melhor resultado do Estado na redução de crimes violentos: 54%

24 de junho de 2020

Construção do Centro de Monitoramento Municipal e instalação de 28 câmeras de Olho vivo pela cidade e de dezenas de prédios públicos deverão ajudar ainda mais a Segurança Pública

Na manhã da quarta-feira, dia 24, os representantes do Executivo de Santa Luzia receberam o Comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, sediado na cidade, Tte-Cel. Fabiano Rocha, a delegada regional de Santa Luzia, Dra. Ana Paula Gontijo e o chefe do 3º Departamento de Polícia e ex-delegado regional, Dr. Gilson Rodrigues Rosa.

Um dos objetivos do encontro foi discutir ações de Segurança Pública, enfrentamento à Covid-19 e também a apresentação da construção no anexo administrativo da Prefeitura de um Centro de Monitoramento que irá filmar durante 24 horas, além de 28 câmeras de Olho Vivo e dezenas de equipamentos públicos na cidade.

O Tte-cel Rocha informou oficialmente que os crimes violentos diminuíram 54% no município, o melhor resultado no estado de MG, de acordo com classificação realizada durante os cinco primeiros meses de 2020 nos 87 batalhões de Policia Militar mineiros.

Durante o período em análise, em números absolutos os crimes violentos na cidade caíram de 444 em 2019 para 206 em 2020. Considerando apenas os roubos, a queda é ainda maior: 56% no período. E quanto aos furtos, a diminuição foi de 8%. Segundo o comandante Rocha, a diminuição se deve ao aumento das ações de policiamento em Santa Luzia, bem como a presença de tropas de choque na cidade. Como exemplo, citou o caso do bairro Palmital, onde as ocorrências por tráfico praticamente cessaram.

O Dr. Gilson Rodrigues Rosa observou que na 3ª região, na qual Santa Luzia está inserida, o índice tem se destacado em relação às outras 19 regionais do estado.

Durante o encontro a Dra. Ana Paula elogiou Santa Luzia por ter entregue com regularidade à Justiça os relatórios com os índices de procedimento.

A tendência, daqui para a frente, é de que estes números se tornem ainda melhores. Uma das razões é que está sendo construída (na sede da Prefeitura) a Sala de Controle Operacional de Trânsito, Policiamento e Monitoramento da cidade, de onde se acompanhará as imagens das câmeras do projeto Olho Vivo que estão sendo instaladas em todo o município, 28 equipamentos com resolução suficiente para captar de forma legível, 24 horas por dia, por exemplo, o número da placa de uma motocicleta. A obra está avançada e deverá estar concluída em agosto.

Além disso, estão sendo intensificadas as operações integradas das forças de segurança estaduais e municipais, que terão como frutos a instalação de mais pontos-base da PM na cidade e a realização blitz em bares, sítios e demais locais que tem sido alvo de denúncias de aglomerações irregulares e outras transgressões da lei.

Além do prefeito e do vice, também participaram da reunião o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Thiago Ferreira e o Comandante da Guarda Civil Municipal, Wallison dos Santos Batista.