Inicio » Notícias » Santa Luzia quer Aeroporto na cidade

Santa Luzia quer Aeroporto na cidade

1 de novembro de 2019

A intenção é um aeroporto em uma área não urbanizada que não traga riscos e que poderá gerar receita milionária, atrair mais empresas e impulsionar o desenvolvimento

Na manhã desta quinta-feira (31) o prefeito de Santa Luzia Delegado Christiano Xavier recebeu em seu gabinete o presidente do Aeroclube de Minas Gerais Roberto Pereira Junior, acompanhado do projetista de aeroportos e heliportos Marcos Baeta e do coordenador de cursos e instrutor de voos Arquimedes Araújo.

Por sua localização privilegiada na região metropolitana de Belo Horizonte, a prefeitura de Santa Luzia manifestou o interesse na construção de um aeroporto em área não urbanizada da cidade, transferindo as atividades do aeroporto do Carlos Prates, caso decida-se pelo fechamento do mesmo em Belo Horizonte, que está localizado em uma área urbana de grande tráfego.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Leandro Santos a proximidade com a cidade administrativa, o fácil acesso às BRs 381, 262 e Linha Verde, tornam o município atrativo para investidores “Estamos a 6 km do Aeroporto da Pampulha e a 30km do aeroporto de Confins, além de termos ramal ferroviário, gás natural e mais de 300km de rede de fibra óptica própria. Possuímos ainda 4 distritos industriais, com 300 indústrias e 5500 empresas entre serviços, comércios e agropecuária, o que coloca a cidade em 30º lugar em movimento econômico em todo o Estado de Minas Gerais”, disse.

Otimista, o Prefeito de Santa Luzia Delegado Christiano Xavier, disse que Santa Luzia está de portas abertas para receber todo tipo de empreendimento e quer a construção de um aeroporto na cidade “Precisamos atrair mais investidores, para gerar emprego e mais desenvolvimento para a cidade. Estamos em um processo muito positivo de resgate da credibilidade de Santa Luzia no cenário nacional e trabalhando com planejamento para projetar a cidade para o futuro. Existem muitos terrenos obsoletos em área não urbanizada, afastada das residências, e a nossa legislação estabelece critérios e condições para a concessão de espaço para empresas públicas ou instituições privadas que se instalarem aqui, um aeroporto é muito bem-vindo porque com ele vai gerar muita receita para construirmos escolas, hospitais e melhorar muito a infraestrutura urbana da cidade.” defendeu.

De acordo com projetista Marcos Baeta, Santa Luzia é uma cidade muito interessante e com localização privilegiada. Uma série de análises tanto dos terrenos, no que diz respeito à geografia, quanto do tráfego aéreo para esse tipo de atividade serão realizadas”, ressaltou.

O controle do espaço aéreo é realizado pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, subordinado à Força Aérea Brasileira e ao Ministério da Defesa.