Inicio » Notícias » Secretaria de Saúde capacita agentes para campanha de vacinação antirrábica

Secretaria de Saúde capacita agentes para campanha de vacinação antirrábica

5 de setembro de 2018

Vacinação começa no dia 17 de setembro na zona rural

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do departamento de controle de zoonoses começa os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação antirrábica. Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, receberam nesta terça-feira (04), treinamento e orientação para atuar na campanha. A partir do dia 17, equipes do departamento irão percorrer toda a área rural do município para imunizar os animais contra a doença. Na zona urbana, a vacinação vai acontecer no dia 22 de setembro, considerado o dia “D”.

A capacitação ministrada pela referência técnica da vigilância ambiental e departamento de controle de zoonoses, Viviane Moreira apresentou aos agentes normas e procedimentos de segurança a serem seguidos para que a imunização dos cães e gatos seja eficaz e segura. “É importante que esses profissionais estejam preparados com conhecimento teórico e prático para que a população seja tendida de forma segura”, disse Moreira.
“Acho muito relevante esse tipo de treinamento para que possamos prestar um serviço de qualidade. Muita gente deixa de vacinar seus animais por falta de conhecimento e estando preparados, nós poderemos orientar a população sobre a importância do animal receber a vacina”, disse a agente comunitária de saúde Thais Muniz.
Contenção de animais, transporte adequado, controle de temperatura, descarte do material e informações gerais sobre a doença foram alguns dos assuntos abordados. Na oportunidade Viviane Moreira, chamou a atenção de todos, esclarecendo que os animais não podem ser conduzidos por crianças, tendo em vista o risco delas se machucarem no procedimento, como também informou que é proibido entregar aos donos dos bichinhos doses de vacinas para que os mesmos apliquem a vacina em casa.
O Prefeito delegado Christiano Xavier e seu vice, Pastor Sérgio, fizeram questão de passar pelo evento para parabenizar a todos pela ação.

Campanha
A campanha de vacinação antirrábica animal será realizada no período de 17 a 21 de setembro, na zona rural e no dia 22, dia “D” na zona urbana, das 08 às 17h. Todos os cães e gatos saudáveis, a partir dos três meses de idade devem ser vacinados nos 32 pontos de vacinação.
Segundo informou o departamento de controle de zoonoses, a meta é vacinar 80% de 32.780 animais.
Mais informações pelo telefone 3642 3836.

[huge_it_portfolio_id=”22″]