Inicio » Notícias » Vigilância Sanitária realiza fiscalização do cumprimento ao novo decreto

Vigilância Sanitária realiza fiscalização do cumprimento ao novo decreto

26 de junho de 2020

Entre os dias 22 e 24 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou fiscalizações e ações de educação sanitária em estabelecimentos como salões de beleza, barbearias, óticas, clínicas veterinárias, dentre outros. Atuando em diversos bairros, os fiscais sanitários da Vigilância Sanitária Municipal tiveram como principal objetivo observar o cumprimento da escala de revezamento proposta pela Prefeitura nos decretos municipais 3.582 e 3.583.

A ação foi realizada em pontos estratégicos para averiguar o cumprimento de novas medidas temporárias de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento da pandemia, além de educação sanitária para os comerciantes. As inspeções foram realizadas nas ruas do Comércio, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, Avenida Brasília e Praça dos Carvalhos.

Somente nesta primeira etapa de inspeção da Vigilância Sanitária, foi feita a busca ativa em 142 estabelecimentos e nove denúncias de inconformidades no funcionamento, resultando em 151 estabelecimentos fiscalizados. Destes, 17 foram notificados por não cumprirem o decreto.

De acordo com a Vigilância Sanitária, foi reforçada, junto aos comerciantes, a obrigatoriedade de verificação da atividade preponderantemente exercida no local, de forma adequar-se ao escalonamento de funcionamento. “A equipe da VISA municipal orientou e notificou sobre essas adequações, para que sejam realizadas o quanto antes. As regiões com mais condições em conformidade terão o acompanhamento e as visitas intensificadas pela equipe”, disse o engenheiro Sanitarista, Carlos Lanza Junior.