Inicio » Notícias » Audiência Pública discute reconfiguração de áreas públicas do bairro Frimisa

Audiência Pública discute reconfiguração de áreas públicas do bairro Frimisa

16 de julho de 2021

Em audiência pública realizada na tarde da sexta-feira (16) no auditório da Prefeitura, cerca de 40 pessoas tomaram conhecimento dos projetos do Executivo municipal para a transformação da destinação de duas áreas públicas do bairro Frimisa. A primeira área a ser transformada é o espaço compreendido entre a Av. Ângelo Teixeira da Costa e as ruas E e F, no qual deverá ser construído um parque linear – o segundo em projeto para a cidade. O espaço, onde hoje há uma pequena praça mas é pouco aproveitado, deverá ser desafetado, o que significa que deixará de ser considerado área verde para transformar-se em área institucional, mudança que permitirá a instalação dos novos equipamentos públicos.

Para que isso se realize, é obrigatória a criação de uma área de compensação, ou seja, a criação de uma área verde onde hoje é uma área institucional. Isso deverá ser feito numa porção do que é hoje o quarteirão que abriga o Estádio Victor Andrade de Brito, mais conhecido por Estádio da Frimisa, bem ao lado do campo. Pelo projeto, a nova área verde será 1.375m2 maior do que a área a ser desafetada.

No local que será desafetado, o parque linear que a Prefeitura planeja construir conterá 4 novas árvores, equipamentos de ginástica, pergolado de eucalipto, tratadores para pássaros, 39 luminárias de 6m, mesas e bancos de concreto, além de rampas e escadas. Conterá, ainda, uma baia para ponto de ônibus e 8 vagas de estacionamento a 45º. A ideia é que com isso sejam incentivadas as práticas desportivas, haja melhoria na iluminação e aumento da segurança para pedestres e motoristas.

“A área verde tem a destinação de proporcionar melhoria da qualidade de vida da população, respeitando o meio ambiente. Mas neste caso esta área já estava descaracterizada”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Wagner Silva da Conceição, que também é o Presidente do Codema – Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ele explica que, após esta audiência pública, haverá uma reunião do Codema para aprovação do projeto, depois a Procuradoria redigirá um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal . Uma vez o projeto aprovado e sancionado pelos vereadores, a obra poderá ser iniciada. “Por esse motivo ainda é difícil falar em prazos”, concluiu o secretário.

O projeto envolve a realocação do conhecido ponto de ônibus “da mangueira”, que será reposicionado na nova praça, e por isso envolve também a secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. Futuramente, onde hoje se encontra o ponto da mangueira deverá ser construída uma nova rotatória. O público presente à audiência aprovou a iniciativa: “Achei muito bom, porque vai trazer melhorias para o bairro, inclusive valorizando os imóveis”, disse José Delcio de Andrade, há 32 anos morador do local.