Inicio » Notícias » Avançam obras de modernização da Avenida Brasília

Avançam obras de modernização da Avenida Brasília

1 de julho de 2021

Municipalizada desde o início do mês de junho, a Avenida Brasília está passando por obras de modernização. O projeto inclui 20 intervenções que irão transformar esse importante corredor e um dos principais acessos à cidade

Atualmente, a Prefeitura está fazendo o alargamento de trechos, implantação de meios-fios, construção de calçadas nos terrenos públicos e notificando os particulares para a construção das calçadas, baias de ônibus e estacionamentos. Até agora, já foram implantados em cerca de 2km da via, no trecho entre o Posto Demétrios e a Praça Pedra Bonita. Já a construção das calçadas é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis e empresas, que já foram notificados pelos órgãos municipais. Nos trechos de responsabilidade do Executivo, como aqueles que margeiam áreas de preservação ambiental ou imóveis do Município, já estão sendo instalados pisos intertravados.

Também já está sendo feita a preparação para ampliação de baias de ônibus ao longo da avenida e serviços para alargamento da via em diversos trechos. Ao todo, são obras que incluem implantação de rotatórias (em frente à Estrada do Alto das Maravilhas e o Café Três Corações), implantação de passarelas em todas as pontes, construção de parque linear e praças, construção de ciclovia ao longo de toda avenida, intervenções no trânsito, entre outros.

Veja todas as obras:
1 – Asfaltamento e construção de canteiro central na Avenida Álvaro Sales, que corta a Avenida Doutor Ângelo Teixeira da Costa;
2 – Construção de parque linear, praça, e baia de ônibus, na área que fica em frente ao anexo da Prefeitura, onde funciona a Secretaria Municipal de Obras, na Avenida Doutor Ângelo Teixeira da Costa;
3 – Implantação de rotatória na entrada da Estrada do Alto das Maravilhas, próximo à interseção com a rua José Pedro de Carvalho. (Obra a ser licitada e dependente de desapropriações)
4 – Construção de ciclovia na Avenida Frimisa até altura da praça da pedra bonita.
5 – Instalação de passarelas em todas as pontes que ficam ao longo da extensão da avenida, e iluminação externa e interna.
6 – Colocação de meios-fios e construção de calçadas em toda extensão e construção de calçada em pontos que não são privados;
7 – Notificação dos proprietários confrontantes para a construção de suas calçadas;
8 – Recapeamento do asfalto de toda Avenida Brasília;
9 – Construção de baias de ônibus mais amplas e confortáveis;
10 – via de acesso lateral na altura do empreendimento Ville Park Rubi.
11 – Duplicação de diversos trechos, como em frente ao residencial Ville Toronto;
12 – Instalação de vagas de estacionamento 45º em alguns pontos, como na entrada do bairro Duquesa II;
13 – Revitalização de toda sinalização (vertical e horizontal),
14 – Colocação de muretas de divisão da via em alguns trechos e tachões em toda sua extensão.
15 – Construção de uma nova praça no terreno ao lado da Praça Pedra Bonita, que ainda contemplará uma fonte de água; (obra já licitada e prestes a iniciar)
16 – Construção de uma rotatória na altura da fábrica do Café Três Corações, próximo à entrada da região de chácaras (projeto sendo desenvolvido e dependente de desapropriação de área).
17 – Implantação de canteiro central e sinalização horizontal e vertical, em frente ao Condomínio Ville Toronto (obra realizada pelo empreendimento);
18 – Construção de cortina atirantada no barranco que fica ao lado do residencial Ville Toronto, possibilitando a duplicação do trecho da via até o Sesc;
19 – Intervenção no trânsito na saída do Sesc, em frente ao Supermercado Apoio, para tornar seguro o trânsito do local (obra de contrapartida do Supermercado Apoio).
20 – revitalização e paisagismo nas rotatórias