Inicio » Notícias » Cidade limpa: Prefeitura pede à população que colabore no descarte correto de lixo

11 de março de 2021

Se a necessidade de se manter limpas as bocas de lobo é importante durante todo o ano, na época das chuvas essa exigência se torna ainda mais grave!

As bocas de lobo assoreadas pelo lixo jogado nas ruas causam alagamentos, que por sua vez prejudicam o trânsito e propiciam a propagação de doenças infecciosas. Em Santa Luzia esta é questão crítica, uma vez que apesar dos esforços das equipes de limpeza, o descaso de alguns moradores compromete o bem estar e a segurança de todos.

A desobstrução das vias pluviais, como bueiros, tubulações, caixas de distribuição e leito de canais é feita diariamente pelas equipes de limpeza urbana da secretaria municipal de Obras. Apesar disso, a grande extensão desta rede numa cidade do porte de Santa Luzia faz com que tais esforços, isolados, não sejam suficientes. O descarte irregular de lixo nas ruas, o depósito de entulho nas calçadas e outros descuidos como esses têm sido recorrentes na cidade.

Isso implica na necessidade de conscientização por parte dos munícipes, para que Santa Luzia, cujo território já tem um histórico de alagamentos e enchentes, possa vencer mais este desafio. Não jogue lixo nas ruas! Mantenha dentro de casa – e não na calçada – os depósitos de entulho e de materiais de construção, como terra, areia e brita. Utilize os novos ecopontos para o descarte de resíduos sólidos. Com apenas estes cuidados você estará contribuindo enormemente para que a cidade se mantenha limpa e para que nossa gente viva melhor.