Inicio » Notícias » Começa em Santa Luzia a segunda fase da vacinação contra a Covid-19

Começa em Santa Luzia a segunda fase da vacinação contra a Covid-19

2 de fevereiro de 2021

Começou na terça-feira (02) em Santa Luzia a segunda fase da vacinação contra a Covid-19, a qual priorizará idosos acima de 60 anos institucionalizados, profissionais da Atenção Primária da Saúde, pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas e idosos com mais de 90 anos não institucionalizados, nesta ordem. Os primeiros a receber a vacina desta nova fase foram os internos da instituição Lar dos Velhinhos da Sociedade São Vicente de Paula, no bairro Camelos.

Neste asilo, dos quinze internos catorze receberam a primeira dose da vacina, por haver um idoso que se encontrava hospitalizado. “De acordo com estudos epidemiológicos, os idosos costumam desenvolver os quadros mais graves da doença, evoluindo para complicações respiratórias, internações, uso de respiradores e, eventualmente, óbito”, disse o Coordenador de Imunização da Prefeitura de Santa Luzia, Hilton Rodrigues Apóstolos. No Lar dos velhinhos todos os internos haviam testado negativo para a doença.

As vacinas aplicadas, todas Coronavac, fazem parte de um lote de 3070 doses que chegaram na segunda-feira (01) ao município, sendo que 1530 são Coronavac e as demais 1540 AstraZeneca. Deste novo lote, 762 doses destinam-se à segunda dose dos que foram vacinados na primeira fase, que contemplou os profissionais da linha de frente do combate à pandemia da UPA São Benedito, do Hospital Municipal e do Hospital São João de Deus. “Achei bom ser vacinado, porque é a única forma de evitar o Coronavírus”, disse o primeiro idoso a receber a vacina no Lar dos Velhinhos, Ildeu da Saúde Pereira, de 60 anos, interno há 2 anos e 4 meses, já tendo passado por quatro instituições.