Inicio » Notícias » Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Santa Luzia se destaca como a mais produtiva do Estado

21 de julho de 2021

Delegado Titular, Pedro Henrique Cunha, formalizou agradecimento à Prefeitura e à Secretaria de Saúde por parceria

Na tarde desta quarta-feira (21), o Delegado Pedro Henrique Cunha, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) esteve reunido com o Prefeito Delegado Christiano Xavier, o Vice-prefeito Pastor Sérgio e a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Cristina Tomé para agradecer a parceria que possibilitou que a delegacia se destacasse como a mais produtiva do Estado proporcionalmente. Os dados são referentes ao período de junho de 2020 a junho de 2021 e podem ser observados no Relatório de Produtividade 2021, publicado pela Superintendência de Investigação de Polícia Judiciária.

No comparativo com as cinco maiores cidades mineiras, excluindo a capital Belo Horizonte, a DEAM luziense teve o maior desempenho. Enquanto Santa Luzia encaminhou à Justiça 1.342 procedimentos criminais, cidades como Uberlândia, Contagem e Juiz de Fora encaminharam 604, 575 e 544 respectivamente. Sendo que Santa Luzia apresenta segundo o IBGE uma população de 220.444 pessoas (2020), Uberlândia 699.097, Contagem 668.949 e Juiz de Fora 573.285 pessoas.

Em sua visita, o Titular da DEAM destacou o papel da Prefeitura na evolução do trabalho. O Delegado, que assumiu a delegacia especializada em junho de 2020, entregou ofício à Administração Municipal agradecendo o apoio, com a cessão de quatro estagiários de Direito, além do atendimento às constantes demandas de infraestrutura. Os agradecimentos também se estenderam à Secretária Municipal de Saúde, Nádia Tomé, pelo atendimento às requisições originárias da Polícia Civil em relação às vítimas de violência física e sexual. Segundo Cunha, a eficiência e agilidade na disponibilização de dados importantes são fundamentais na conclusão de número elevado de investigações criminais.

“Essa parceria garante a agilidade nos processos. Esse é um assunto muito caro à sociedade e dar esse retorno é muito importante”, disse o delegado. “Estamos muito felizes com essa parceria, principalmente por se tratar da resolução de crimes contra a mulher. Estamos todos empenhados em auxiliar no que for necessário”, frisou a Secretária de Saúde.

O Prefeito ainda se colocou à disposição para tudo mais que se fizer necessário e ficou de verificar a possibilidade de ceder mais dois estagiários à Delegacia, para otimizar ainda mais o trabalho desenvolvido.