Inicio » Notícias » Enfermeiras de Santa Luzia passam por capacitação para a criação grupos de tabagismo e por aperfeiçoamento para o tratamento de feridas

5 de fevereiro de 2021

Em duas sessões, que foram realizadas na quinta-feira (4) e sexta-feira (5) no auditório da Prefeitura, todas as 52 enfermeiras da Atenção Primária de Santa Luzia foram capacitadas para a criação de grupos de tratamento do tabagismo e passaram por aperfeiçoamento para o atendimento e acompanhamento individual de pessoas com lesões cutâneas (feridas). Em ambos os dias, a sessão foi dividida em duas partes: das 13h às 15h capacitação para a criação de grupos de tabagismo e das 15h às 17h para treinamento de tratamento de feridas.

Em breve, os grupos de tratamento do tabagismo estarão em funcionamento em todas as 27 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. Munícipes que tenham interesse em parar de fumar devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, deixando nome e telefone, que serão procurados pelas enfermeiras para comporem os grupos de apoio que serão formados. Os grupos são renovados com novas turmas de 3 em 3 meses, sempre com encontros quinzenais.

O tratamento e acompanhamento de portadores de feridas já é realizado rotineiramente nas unidades de saúde. Quem observou ou vier a observar no corpo alguma ferida – diabéticos com feridas nos pés, portadores de úlceras venosas ou os que estiveram acamados e adquiriram úlceras de pressão (escaras) devem procurar as UBSs, que a partir de agora todas as enfermeiras estão capacitadas para a realização dos curativos.