Inicio » Notícias » Estão abertas as inscrições para castração de cães e gatos

Estão abertas as inscrições para castração de cães e gatos

3 de setembro de 2020

Animais terão microchips implantados na pele com identificação dos proprietários

A partir desta quinta-feira (3),  os moradores de Santa Luzia poderão realizar o cadastro para castração de cães e gatos. As inscrições podem ser feitas por meio do link: bit.ly/3botge1 ou presencialmente na Prefeitura, de segunda a sexta, entre 13h e 16h.

Nesta primeira fase, será permitido o cadastro de até 02 (dois) animais por CPF que atenderem aos pré-requisitos do programa de Castração, de acordo com o Decreto Municipal nº 3.467 de 23 de Setembro de 2019.

Outra opção é realizar o cadastro presencial, de 9h às 17h, nos seguintes pontos de apoio:

03/09 – Escola Dom Pedro II em Taquaraçu de Baixo
04/09 – Bar do Afonsinho no bairro Engenho
03/09 – Escola Municipal Jaime Avelar no bairro Bom Destino
04/09 – Bar do Waldemar na Vila Nova Esperança

As inscrições passarão por uma análise da equipe de Zoonoses e após aprovação, será agendada a cirurgia – obedecendo a ordem de cadastro. Para realizar o cadastro virtual ou presencial, os proprietários dos animais deverão atentar-se aos seguintes critérios:

•Residir no município de Santa Luzia apresentando o comprovante de residência atualizado.
•Comprovar renda FAMILIAR de até dois salários mínimos, por meio de contra cheque, carteira de trabalho ou cadastro em programas sociais;
•Necessário apresentar carteira de identidade e CPF.

Todos os animais passarão por um exame clínico realizado pela equipe técnica de profissionais que irá definir se o animal se encontra apto ou não para a realização da cirurgia. Além disso, todos os cães e gatos no momento da cirurgia irão fazer o teste rápido de leishmaniose. Caso o resultado seja positivo, o procedimento não será realizado.

No dia da cirurgia será obrigatório:

•Jejum alimentar mínimo de 8hs para cães e 4hs para gatos;
•O animal deverá estar de banho tomado, limpo, em bom estado nutricional e livre de ectoparasitas (sarnas, pulgas e carrapatos).
•O proprietário deverá trazer roupa cirúrgica e/ou colar elizabetano para proteção da ferida cirúrgica; e uma manta ou cobertor para manter o animal aquecido no pós-cirúrgico;
•Aguardar até o final da cirurgia e assistir a palestra sobre “Posse responsável”.

Atenção!!!
Não poderão ser castrados os animais:
•Com menos de 6 meses  e mais de 7 anos de idade;
•No cio ou gestantes;
•Positivos para leishmaniose;
•Com estado nutricional ruim ou obesos;
•Apresentando pulgas e carrapatos;
•Braquiocefálicos (raças de focinho achatado como pug, bulldog frânces/inglês, shitzu e boxer), bem como seus mestiços.