Inicio » Notícias » Fazenda Boa Esperança, patrimônio de Santa Luzia, recebe Mostra Noite de Cinema na Metropolitana

16 de agosto de 2021

No último domingo (15/08), a cidade de Santa Luzia recebeu a “Mostra Noite de Cinema na Metropolitana”. Concebido pelo Coletivo Noite de Cinema, a iniciativa, que percorrerá 16 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem como objetivo exibir, de forma gratuita, sessões de cinema em áreas abertas – espaços públicos e privados -; a mostra de audiovisual é executada no formato drive-in. O projeto é fruto da parceria entre prefeituras municipais, Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Vallourec.

“O evento foi um sucesso total. Divulgado na segunda passada (09/08), tivemos os ingressos esgotados em apenas uma hora”, ressaltou Oderval, idealizador do projeto.

Foram exibidos cinco curtas metragens de produção nacional e classificação livre: (Melhor Som do Mundo, Colmeia, Anderson, 4 Bilhões de Infinitos e Dá licença pra contar).

Fazenda Boa Esperança: Museu da Cozinha Mineira

Com características do século 19, a fazenda foi erguida no século 20 e ocupa uma área de 23 hectares, aproximadamente. Com tombamento na esfera municipal, A Fazenda Boa Esperança foi a selecionada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) para sediar o Museu da Cozinha Mineira. Após alguns anos sem receber eventos, a instalação do museu no equipamento público luziense será supervisionada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e executada pela Prefeitura de Santa Luzia com verba estadual destinada à cultura. A previsão de entrega será para meados de 2022.

“É uma conquista sem precedentes para a população de Santa Luzia. 75% das cidades brasileiras possuem restaurantes com comidas típicas de Minas. Entraremos no roteiro turístico do estado, do país e, certamente, internacional”, ressaltou o prefeito Christiano Xavier

Atendendo aos protocolos de saúde em razão da Covid-19, as duas sessões (18h e 20h) foram projetadas para 50 carros cada. A abertura da Mostra de Cinema na Metropolitana ficou por conta da Orquestra Minueto Cordas e Som, projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia (Secult) que tem como objetivo a educação musical para crianças e jovens do município. Os ingressos foram retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.