Inicio » Notícias » Festa de cavalos retoma tradição equestre de Santa Luzia

Festa de cavalos retoma tradição equestre de Santa Luzia

21 de maio de 2022

Os mais velhos de Santa Luzia bem o sabem: a cidade já foi um polo equestre, com vários eventos reunindo cavalos, cavaleiros e acessórios pertinentes a esse universo, para o deleite do público. Essa tradição esteve um tanto ofuscada nos últimos anos, até por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19, mas agora essa cultura popular está em vias de ser retomada: foi aberta hoje, sábado (21) e vai até amanhã, domingo, na Fazenda Boa Esperança, a 1ª Festa do Cavalo de Santa Luzia, que traz um conjunto de atrações à população – com entrada franca.

No sábado, a partir das 9h, foi realizada a Copa de Marcha Mangalarga Marchador, na qual qualidades como estilo, marcha e conforto proporcionado por cada animal foram avaliadas por um jurado que também é o locutor e que, portanto, narra enquanto julga. Os cavalos competem por categorias, sendo a idade uma delas, e os campeões recebem faixas e troféus. Hoje deverão desfilar cerca de 110 animais.

Já no domingo o número de animais aumenta para 150 e esse dia é aberto a cavalos de todas as raças, dentre elas piquira, pampa, paulista e também por sexo e idade. Os animais vencedores e seus proprietários farão jus a uma premiação em dinheiro.

Participam do evento oito empresas expositoras e mais de vinte patrocinadores. “Esperamos para o sábado um público que deve chegar a mil pessoas”, disse o organizador do evento, Thiago Fontoura.  A Fazenda Boa Esperança, cedida para o evento pela Prefeitura de Santa Luzia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é um local ideal para este tipo de acontecimento: tendo sido recentemente revitalizada, acomoda a todos com conforto, beleza e segurança.

No sábado, os visitantes estavam se deliciando com o passeio: “Estou achando muito bacana, um ambiente tranquilo e bem organizado”, disse Elisângela Fraga Silva. Opinião semelhante à de Alex Andrade que, tendo trazido a família e com um filho nos braços, aproveitava o sol da tarde: “Muito legal. Há interação do pessoal e é um evento em que se pode trazer as crianças”.

1ª Festa do Cavalo de Santa Luzia: Fazenda Boa Esperança. (Rua José Silvino Teixeira de Melo, nº 200, Boa Esperança), sábado (21) e domingo (22), a partir das 9h no sábado 10h30 no domingo. A entrada é gratuita e todos estão convidados.